SóProvas


ID
66790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Ainda com referência a noções de administração de materiais,
julgue os itens a seguir.

Predileção é um grupo de técnicas de previsão de consumo que tem como base a premissa de que o futuro será a repetição do passado.

Alternativas
Comentários
  • Predileção: funcionários e conhecedores de fatores influentes nas vendas e no mercado estabelecem a evolução das vendas futuras.

    Gabarito Errado.

  • Errado. Nesse caso não é predileção e sim projeção.As técnicas de previsão podem ser classificadas em três grupos: Projeção: admitem que o futuro será repetição do passado ou as vendas evoluirão no tempo. Técnica de natureza essencialmente quantitativa; Explicação: procura relacionar vendas do passado com outras variáveis cuja evolução é conhecida ou previsível. Basicamente aplicações de técnicas de regressão e correlação; Predileção: funcionários experientes e conhecedores de fatores influentes nas vendas e no mercado estabelecem a evolução das vendas futuras.
  • Predileção é método qualitativo de previsão de demanda, baseado nas informações prestadas por empregados experientes, a partir de suas vivências.
  • ITEM ERRADO

    PREDILEÇÃO: Técnica baseada na experiência de funcionários que já conhecem a dinâmica da organização ou do produto que está sendo avaliado. Fatores influentes são debatidos com base no conhecimento dos funcionários nas vendas e no mercado e a partir dessas informações se estabelece a evolução da vendas futuras. Técnica QUALITATIVA

    PROJEÇÃO: A previsão de consumo no futuro será a repetição do passado. técnica QUANTITATIVA

    EXPLICAÇÃO: Relaciona vendas do passado com outras variáveis cuja evolução é conhecida ou previsível. São utilizadas técnicas matemáticas e estatísticas. técnica QUANTITATIVA
  • O erro está no termo predileção, pois o conceito que a questão abordou é de projeção. É sempre bom ter em mente que falou em futuro tem a ver com projeção.
    Opiniões de Especialistas (Predileção) São fundamentais em certas situações, principalmente quando não se dispõem de dados do passado (por exemplo, o lançamento de um novo produto) ou quando há eventos que alteram substancialmente o consumo/demanda do item (por exemplo, o lançamento de um produto concorrente). Há casos, porém, em que as opiniões de especialistas podem não funcionar a contento (por exemplo, a existência de milhares de itens pode determinar falta de tempo para os especialistas opinarem).
    Previsão Intrínseca (Projeção) Baseia-se na idéia de que o comportamento futuro de um item é semelhante ao comportamento que ele teve no passado. É obtida com a elaboração de algum tipo de análise de regressão com dados do passado, com o que se obtém um modelo matemático que representa o comportamento do item. A extrapolação do modelo para períodos futuros fornece a previsão de demanda. Um exemplo típico e simplista é o da média móvel: escolhese uma certa quantidade de períodos passados (por exemplo, 12 meses) e se utiliza a média das demandas desses períodos como previsão para o próximo período. A cada novo dado de demanda descarta-se o dado mais antigo e se recalcula a média.
  • QUESTÃO: "Predileção é um grupo de técnicas de previsão de consumo que tem como base a premissa de que o futuro será a repetição do passado." ERRADO!

        O conceito apresentado na questão refere-se ao conceito de projeção, técnica quantitativa, matemática e científica de previsão de consumo; de modo que, predileção é uma técnica qualitativa de previsão de consumo, não matemática e nem científica, onde profissionais experientes estabelecem a evolução dos quantitativos futuros fundamentados em sua experiência ou na opinião de: compradores, fornecedores, clientes, vendedores, pesquisa de mercado, especialistas.
  • Na verdade é projeção.

  • Palavras ligadas para as previsões de consumo:

    - PREDILEÇÃO: QUALITATIVA // NÃO MATEMÁTICA // BASE: EXPERIENCIA

    - EX PLICAÇÃO: QUANTITATIVA // EX TRÍNSECA // BASE: PASSADO

    - PROJEÇÃO: QUANTITATIVA // INTRÍNSECA // BASE: PASSADO

  • ERRADO

    A alternativa se refere à técnicas de previsão de consumo de Projeção. Senão vejamos:

     

    As técnicas de previsão do consumo podem ser classificadas em três grupos:
    a) Projeção: são aquelas que admitem que o futuro será repetição do passado ou as vendas evoluirão no tempo futuro da mesma forma do que no passado; segundo a mesma lei observada no passado, este grupo de técnicas é de natureza essencialmente quantitativa.
    b) Explicação: procuram-se explicar as vendas do passado mediante leis que relacionem as mesmas com outras variáveis cuja evolução é conhecida ou previsível. São basicamente aplicações de técnicas de regressão e correlação.
    c) Predileção: funcionários experientes e conhecedores de fatores influentes nas vendas e no mercado estabelecem a evolução das vendas futuras.
     

    Marco Aurélio P. Dias - Administração de Materiais - 5º Edição - Ano 2010.pdf p. 25

  • Gabarito: Errado.

     

     Predileção: funcionários experientes e conhecedores de fatores influentes nas vendas e no mercado estabelecem a evolução das vendas futuras.

  • Enunciado se refere à projeção.

  • Item errado.

    A técnica que admite que o futuro será mera repetição do passado (ou mera repetição de um padrão passado) é a projeção

    Predileção: é a técnica que se baseia na opinião de especialistas, que estabelecem a evolução das vendas futuras. 

    Explicação: é a técnica que relaciona vendas passadas com outras variáveis cuja evolução é conhecida (técnica quantitativa, emprego de métodos mais sofisticados como regresão ou correlação)