-
Esta questão parace ter sido elaborada em função da NBC T1 (Resolução CFC 1.121/2008) Observem:
11. A Administração da entidade tem a responsabilidade primária pela preparação e apresentação das suas demonstrações contábeis. A Administração também está interessada nas informações contidas nas demonstrações contábeis, embora tenha acesso a informações adicionais que contribuem para o desempenho das suas responsabilidades de planejamento, tomada de decisões e controle. A Administração tem o poder de estabelecer a forma e o conteúdo de tais informações adicionais a fim de atender às suas próprias necessidades. A forma de divulgação de tais informações, entretanto, está fora do alcance desta Estrutura Conceitual (ITEM I- ERRADO)
12. O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.(ITEM II- CORRETO).
23. As demonstrações contábeis são normalmente preparadas no pressuposto de que a entidade continuará em operação no futuro previsível. Dessa forma, presume-se que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem reduzir materialmente a escala das suas operações; se tal intenção ou necessidade existir, as demonstrações contábeis têm que ser preparadas numa base diferente e, nesse caso, tal base deverá ser divulgada.(ITEM III- CORRETO)
25. Uma qualidade essencial das informações apresentadas nas demonstrações contábeis é que elas sejam prontamente entendidas pelos usuários. Para esse fim, presume-se que os usuários tenham um conhecimento razoável dos negócios, atividades econômicas e contabilidade e a disposição de estudar as informações com razoável diligência. Todavia, informações sobre assuntos complexos que devam ser incluídas nas demonstrações contábeis por causa da sua relevância para as necessidades de tomada de decisão pelos usuários não devem ser excluídas em nenhuma hipótese, inclusive sob o pretexto de que seria difícil para certos usuários as entenderem. (ITEM IV- ERRADO)
No entanto, essa resolução foi reovgada pela Resolução CFC n. 1374/11.
A FCC deveria ter anulado a questão, não?!
-
A referida norma foi revogada pelo pronunciamento cpc 00 que trata da estrutura conceitual para a elaboração do relatório contábil financeiro .Essa norma classifica as características qualitativas e quantitativas fundamentais para a elaboração do relatório .
-
Qual seria, então, a alternativa correta, tomando como base esta revogação?
-
As respostas estão no CPC 00 - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro:
Em relação ao item II: As Demonstrações contábeis elaboradas dentro do que prescreve esta Estrutura Conceitual objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários.
O item III trata do Princípio da Continuidade: As demonstrações contábeis normalmente são elaboradas tendo como premissa que a entidade está em atividade (going concern assumption) e irá manter-se em operação por um futuro previsível. Desse modo, parte-se do pressuposto de que a entidade não tem a intenção, nem tampouco a necessidade, de entrar em processo de liquidação ou de reduzir materialmente a escala de suas operações.
Por outro lado, se essa intenção ou necessidade existir, as demonstrações contábeis podem ter que ser elaboradas em bases diferentes e, nesse caso, a base de elaboração utilizada deve ser divulgada.
Alternativa correta: B.
-
Boa tarde a todos.
I - A Estrutura conceitual irá TENTAR conjunto de informações que atenda ao maior número possível de usuários, CONTUDO nada impede que a entidade que elabore demonstrações contábeis ADICIONAIS comuns a empresa. OB8 - CPC 00
II - Objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geral.- CPC 00
III - Princípio da continuidade da entidade, se souber que irá "EXTINGUIR" por exemplo, deverá elaborar demonstrações voltadas a este fato. - PRINCÍPIOS CONT.
IV - A norma é confusa, não toma partido, diz: Pode excluir informações complexas, porém referido relatório seriam considerados INCOMPLETOS e POTENCIALMENTE DISTORCIDOS, com isso, melhor não tirá-los.kk.. QC31 - CPC 00
Bons estudos!
-
A compreensibilidade é uma característica qualitativa de melhoria que se aplica mais ao usuário do que a própria sociedade que reporta a informação. Classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a mais compreensível. Mas o usuário precisa conhecer o negócio, a contabilidade e saber interpretar os relatórios. Mesmo que o assunto seja complexo, ele precisa ser divulgado. Em alguns casos será necessário a contratação de consultorias especializadas, por parte dos usuários, para interpretação de relatórios
-
Fundamento para o item I (Incorreto)
"A administração da entidade que reporta a informação está também interessada em informação contábil-financeira sobre a entidade. Contudo, a administração não precisa apoiar-se em relatórios contábil-financeiros de propósito geral uma vez que é capaz de obter a informação contábil-financeira de que precisa internamente."
CPC 00 - OB9.
-
Todas as respostas estão no CPC 00.
I. A estrutura conceitual aplica-se à forma e ao conteúdo das informações adicionais fornecidas para atender às necessidades da administração da empresa.
Comentários: ERRADA. Capítulo 1 - OB9 "A administração da entidade que reporta a informação está também interessada em informação contábil-financeira sobre a entidade. Contudo, a administração não precisa apoiar-se em relatórios contábil-financeiros de proprósito geral uma vez que é capaz de obter a informação contábil-financeira de que precisa internamente."
II. O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.
Comentários: CORRETA. Introdução: "Demonstrações contábeis elaboradas dentro do que prescreve esta Estrutura Conceitual objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários" + Capítulo 1 - OB2 "O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada de decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade."
III. As demonstrações contábeis são preparadas com base no pressuposto de que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem reduzir materialmente a escala das suas operações.
Comentários: CORRETA. Transcrição literal de trecho do Capítulo 4 - 4.1.
IV. As informações sobre assuntos complexos que dificultam a compreensibilidade para alguns usuários da contabilidade devem ser excluídas das demonstrações contábeis.
Comentários: ERRADA. Capítulo 3 - QC31 "Certos fenômenos são inerentemente complexos e não podem ser facilmente compreendidos. A exclusão de informações sobre esses fenômenos dos relatórios contábil-financeiros pode tornar a informação constante em referidos relatórios mais facilmente compreendida. Contudo, referidos relatórios seriam considerados incompletos e potencialmente distorcidos (misleading)."
Gabarito: B
-
" nem reduzir materialmente a escala das suas operações." Não consigo entender essa parte da questão pois existem tipos de comércios sazonais que fazem sentido diminuir materialmente a escala de suas operações, por exemplo: fábrica de biquíni no inverno, fábrica de sorvete no inverno ... enfim, alguém pode me ajudar ?