SóProvas


ID
669418
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Sistema Operacional

Alternativas
Comentários
  • O sistema operacional é uma coleção de programas que:
    • Inicializa o hardware do computador
    • Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos
    • Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas
    • Mantém a integridade de sistema
     
    Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido, e para que computador esteja sendo usado. Alguns sistemas são responsáveis pela gerência de muitos usuários, outros controlam dispositivos de hardware como bombas de petróleo.
     
    Um Sistema Operacional muito simples para um sistema de controle de segurança poderia ser armazenado numa memória ROM (Só de Leitura - um chip que mantém instruções para um computador), e assumir o controle ao ser ligado o computador. Sua primeira tarefa seria reajustar (e provavelmente testar) os sensores de hardware e alarmes, e então ativar uma rotina monitorando ininterruptamente todos os sensores introduzidos. Se o estado de qualquer sensor de entrada for mudado, é ativada uma rotina de geração de alarme.
     
    Em um grande computador multiusuário, com muitos terminais, o Sistema Operacional é muito mais complexo. Tem que administrar e executar todos os pedidos de usuários e assegurar que eles não interferiram entre si. Tem que compartilhar todos os dispositivos que são seriais por natureza (dispositivos que só podem ser usados por um usuário de cada vez, como impressoras e discos) entre todos os usuários que pedem esse tipo de serviço. O SO poderia ser armazenado em disco, e partes dele serem carregadas na memória do computador (RAM) quando necessário. Utilitários são fornecidos para:
     
    • Administração de Arquivos e Documentos criados por usuários
    • Desenvolvimento de Programas
    • Comunicação entre usuários e com outros computadores
    • Gerenciamento de pedidos de usuários para programas, espaço de armazenamento e prioridade
     
     
    Adicionalmente, o SO precisaria apresentar a cada usuário uma interface que aceita, interpreta, e então executa comandos ou programas do usuário. Essa interface é comumente chamada de SHELL (=cápsula, manteremos o nome original em inglês) ou interpretador de linha de comando (CLI). Em alguns sistemas ela poderia ser uma simples linha de texto que usam palavras chaves (como MSDOS ou UNIX); em outros sistemas poderiam ser gráficas, usando janelas e um dispositivo apontador como um mouse (como Windows95 ou X - Windows).
  • fonte: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/851/o_que_e_um_sistema_operacional
  • Letra A.
    O item B está errado, porque softwares que criam textos, planilhas de cálculos, desenhos, são softwares aplicativos, enquanto que o S.O. é um conjunto de drivers (tradutores), aplicativos e utilitários.
    O item C está errado, porque é o sistema operacional, através do Sistema de Arquivos (NTFS no Windows, EXT3 no Linux) que gerencia a localização dos dados armazenados em clusters, trilhas e setores, do disco/partição.
    O item D está errado porque o Linux é código aberto, software livre, exatamente o oposto da alternativa.
    O item E está errado porque o sistema depende da arquitetura/evolução das CPUs, como x86, CISC, RISC, etc.
  • O Sistema Operacional a) é o software responsável pelo gerenciamento, funcionamento e execução de todos os programas. Ele é responsável tb por prover interface entre usuário e aplicações e aplicações e hardware, além de fornecer os recursos necessários para a interação entre os seus componentes a fim de lidar com a informação manuseada pelo usuário.
  • O que um sistema operacional faz?

    No nível mais simples, o sistema operacional realiza duas tarefas:
    1. Gerencia os recursos de hardware e software do sistema. Em um computador de mesa, esses recursos incluem o processador, a memória, o espaço em disco etc. Em um telefone celular, o sistema operacional gerencia o teclado, a tela, a agenda, a bateria e a conexão de rede;
    2. Proporciona uma maneira estável e consistente para lidar com o hardware, sem ter de conhecer todos os detalhes do hardware.
    A primeira tarefa, ou seja, o gerenciamento de recursos de software e hardware é uma tarefa extremamente importante. Diversos programas e métodos de entrada de dados competem pela atenção da CPU (Unidade Central de Processamento) e demandam memória, espaço em disco e largura de banda de entrada/saída. O sistema operacional faz o papel do bom pai. Ele cuida para que cada aplicativo tenha os recursos necessários para o funcionamento e gerencia a capacidade limitada do sistema para atender a todos os usuários e aplicativos.

    A segunda tarefa é fornecer uma interface consistente para os aplicativos. A interface é especialmente importante se mais de um tipo de computador utiliza o sistema operacional ou se o hardware do computador é constantemente atualizado. Uma API (Application Program Interface - Interface de Programação de Aplicativos) permite que o desenvolvedor do software escreva um programa em um computador e tenha um alto nível de segurança de que este aplicativo vai rodar em outro computador do mesmo tipo, mesmo que a quantidade de memória e a área de armazenamento sejam diferentes.

    Mesmo que um computador seja único, um sistema operacional assegura que os aplicativos continuem funcionando após as atualizações de hardware. Isso acontece porque é o sistema operacional, e não o aplicativo, que gerencia o hardware e a distribuição dos seus recursos. Um dos desafios do desenvolvedor de sistemas operacionais é criar um sistema flexível o suficiente para reconhecer hardwares de milhares de fabricantes diferentes. Os sistemas atuais podem acomodar milhares de impressoras, drivers eperiféricos especiais em qualquer combinação possível.

    http://informatica.hsw.uol.com.br/sistemas-operacionais2.htm

  • A maioria das bibliografias especializadas aponta que as funções básicas de Um Sistema Operacional são:
    • Gerenciar os recursos de hardware- Quer dizer que o Sistema Operacional controla os componentes físicos do computador de forma que a máquina trabalhe corretamnete, desde o momento em que o usuário pressiona uma tecla até o aparecimento do referido caractere do computador.
    • Controlar a execução dos progamas- Um software qualquer (como o Word) só é exectado com a permissão do Sistema Operacional e se mantém sob o controle dele até que sua execução termine. Ou seja, enquanto você digita no Word, ele está o tempo todo se reportando ao Windows para acessar memórias, discos, periféricos etc.
    • Servir de interface entre o usuário e a máquina- É justamente o que o Sistema Operacional raliza que podemos ver. Tudo o que está à nossa frente na tela, os ícones, as janelas, oas comandos etc. Essas são as formas "bonitinhas"  de termos acesso aos recursos do computador, sem ter que usar a língua dele( binário -0 e 1).
    Fonte: Informárica para concursos- João Antônio
  • 1. Software Básico (ou de sistema)
    ·       Sistemas Operacionais – Responsável pelo gerenciamento do computador: Ex: Unix, Dos, Linux, Windows, Os/2 e Mac Os.
    ·        Utilitários – Softwares responsáveis pela manutenção do computador.
    2. Software Aplicativos - São os programas voltados aos usuários, como editores de texto, planilhas, tocadores de áudio e vídeo etc.
    3. Linguagens de programação – são softwares utilizados para a criação de outros softwares.
    Prof. Alisson Cleiton
  • Letra A

    Pois, de fato, o sistema operacional é um software e tem as funções de gerenciamento de todos os demais softwares.

    b) Errada. Pois o sistema operacional, embora seja um software, não é um aplicativo, dada a complexidade de sua estrutura.

    c) Errada. Pois todo sistema operacional tem seu próprio utilitário gerenciador e localizador de arquivos e programas, entretanto, isso não impede que sejam usados utilitários de terceiros.

    d) Errada. Pois o Linux é um software livre.

    e) Errada. Pois os sistemas operacionais evoluem à medida em que os processadores (CPUs) também evoluem e eles executam tanto em hardware quanto em virtual machine.

    Nota: uma virtual machine ou máquina virtual é uma plataforma de software que simula um ambiente de hardware para que um sistema operacional possa ser executado

    -GRANCURSOS