-
Correta Letra E
Vejamos letra por letra:
a) é impossível que o valor do patrimônio líquido de uma entidade com fins lucrativos seja negativo. ERRADA - Uma das consequências lógicas da equação fundamental do patrimônio (A - P = PL) é que o PL poderá ser positivo, nulo ou negativo.
b) as contas do passivo, na escrituração contábil regular, aumentam por débito e diminuem por crédito. ERRADA - As contas do passivo têm natureza credora, portanto, aumentam por crédito e diminuem por débito.
c) o livro Diário e o livro Caixa são de escrituração obrigatória, de acordo com o disposto na legislação comercial. ERRADA - O livro caixa é um livro considerado facultativo pela doutrina, embora seja de grande utilização nas empresas.
d) o valor dos débitos escriturados nas contas pode exceder o dos créditos, utilizando-se o método das partidas dobradas na escrituração comercial, se a entidade apresentar lucro no exercício respectivo. ERRADO. O valor dos créditos será igual ao valor dos débitos quando se utiliza o método das partidas dobradas.
e) o valor registrado no patrimônio líquido de uma companhia nunca pode ser superior ao valor total de seus ativos. CORRETO. Se o valor do PL é o valor residual entre o ativo e o passivo (conforme conceitua o CPC 00), esse valor de PL não poderá, obviamente, ser superior ao valor do próprío ativo. É só observar a equação fundamental A - P = PL
-
Houve uma confusãozinha na letra "b"
---------------->>>>Contas de despesa são debitadas, pois despesa significa um sacrifício financeiro (para a obtenção de receita), assim, houve o consumo de recursos. Já as contas de receita são creditadas, pois receita significa ganho pela venda de produtos ou serviços.
Crédito de uma conta – situação de direito de haver da conta. As contas que representam: obrigações (PE), Patrimônio Líquido (PL) e receitas, têm saldo credor. Crédito: significa a diminuição dos Bens e dos direitos, e todo o aumento das obrigações da empresa ou entidade. Representa a origem de capitais, ou seja, todo aumento das obrigações e as realizações de receitas, serão creditadas, assim como a diminuição dos Bens e Direitos da empresa ou entidade. Os saldos das contas do Ativo, assim como das Despesas, são aumentados quando as debitamos, e são diminuídos quando as creditamos; Os saldos das contas do Passivo, assim como das contas de Receitas, são aumentados quando as creditamos, e são diminuídos quando as debitamos. Saldo de uma conta - representa a diferença entre o valor do débito e do crédito. Os saldo podem ser: devedor, credor ou nulo. a. Devedor - quando o valor do débito for superior ao do crédito (D > C); b. Credor - quando o valor do crédito for superior ao do débito (D < C); c. Nulo - quando o valor do débito for igual ao do crédito (D = C).
PS; O crédito aumenta o passivo, e o débito o diminui!
Letra "E"
até mais!
;)
até mais!
;0
-
Errei... confesso, mas acho que na alternativa "D" falta um detalhe:
Como está:
d) o valor dos débitos escriturados nas contas pode exceder o dos créditos, utilizando-se o método das partidas dobradas na escrituração comercial, se a entidade apresentar lucro no exercício respectivo.
Como deveria ser:
d) a soma dos valores.... pode exceder a soma dos valores...
Bons estudos.
-
-
so uma dica
CONTA CREDORAS ( passivo, PL, receita):
- aumenta: credito
- diminui: debido
CONTAS DEVEDORAS ( ativo, despesas)
- aumenta: debido
- diminui: credito
erros, avise-me.
GABARITO ''E''
-
Vamos analisar as alternativas apresentadas.
a) Incorreta. O Patrimônio Líquido será negativo quando o valor do ativo for inferior ao valor do passivo exigível (situação chamada de passivo a descoberto).
b) Incorreta. As contas do passivo, em regra, aumentam por crédito e diminuem por débito.
c) Incorreta. De acordo com o Código Civil, apenas o Livro Diário é obrigatório.
d) Incorreta. Pelo método das partidas dobradas os valores lançados a débito sempre serão iguais aos lançamentos a crédito.
e) Correta. Segundo a Equação Fundamental do Patrimônio o Patrimônio Líquido é dado pela diferença entre Ativo e Passivo Exigível. Sendo assim, no máximo o valor do patrimônio líquido será igual ao do ativo (isso ocorrerá, por exemplo, quando o passivo exigível for igual a zero).
-
Sobre a E, quando há a constituição da empresa, o PL é maior que o A.
-
GAB: LETRA E
Complementando!
Fonte: Estratégia Concursos
Opção A: Como estudamos, o PL corresponde à diferença entre o ativo e o passivo exigível. Caso o passivo exigível seja maior que o ativo teremos uma situação líquida negativa (passivo a descoberto): A < P à A – P < 0 à SL < 0
Portanto, é plenamente possível que o valor do patrimônio líquido de uma entidade com fins lucrativos seja negativo. Sendo assim, a alternativa está errada.
Opção B: é exatamente o contrário. As contas do passivo, na escrituração contábil regular, aumentam por Crédito e diminuem por débito. Portanto, alternativa errada.
Opção C: O livro caixa é facultativo e o livro diário é obrigatório por expressa previsão no Código Civil. Desse modo, a alternativa está errada.
Opção D: Pelo método das partidas dobradas, o total dos débitos sempre é igual ao total dos créditos. Portanto, alternativa errada.
Opção E: O PL corresponde à diferença entre o ativo e o passivo exigível. Como o menor valor para o PE é 0, nessa situação limite, o PL é igual ao ativo. Assim, podemos afirmar que o valor registrado no patrimônio líquido de uma companhia nunca pode ser superior ao valor total de seus ativos. Sendo assim, a alternativa está certa e é o nosso gabarito.
-
a. Patrimônio líquido foi utilizado nessa alternativa como sinônimo de situação líquida, que poderá ser positiva, negativa ou nula.
b. As contas do passivo, na escrituração contábil regular, aumentam por crédito e diminuem por débito.
c. O livro caixa é facultativo.
d. Toda origem deve ser igual à aplicação, o total dos débitos deve ser igual ao total dos créditos. Trata-se de uma regra sem exceção em relação ao método das partidas dobradas.
e. O passivo e ativo podem ser maior ou igual a zero e nunca menor. O patrimônio líquido pode ser maior, menor ou igual a zero. O ativo nunca pode ser inferior ao patrimônio líquido, ele deve ser superior ou igual (no momento da constituição).
Fonte: Grancursos
-
Minha contribuição.
Opção E: O PL corresponde à diferença entre o ativo e o passivo exigível. Como o menor valor para o PE é 0, nessa situação limite, o PL é igual ao ativo. Assim, podemos afirmar que o valor registrado no patrimônio líquido de uma companhia nunca pode ser superior ao valor total de seus ativos. Sendo assim, a alternativa está certa e é o nosso gabarito.
Gabarito: E
Fonte: Estratégia
Abraço!!!