SóProvas


ID
669439
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação às alterações promovidas nas Normas de Contabilidade brasileiras pelas Leis no 11.638/2007 e 11.941/2009 e pelos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Retirei de um comentário do fórum concurseiros:


    a)o CPC 06, que trata de arrendamento, não proíbe arrendamento operacional, e o conceitua como o arrendamento que não transfere substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade, não sendo assim "ativados"

    b) a Lei 11.638 também revogou o artigo que previa a existência da Reserva de Reavaliação, extinguindo assim este instrumento

    c) ITEM CORRETO - A Lei 11.941 acabou com o ativo diferido e orientou que o que não pudesse ser transferido para outro grupo de contas, seria mantido no diferido até sua total amortização (Art. 299-A Lei 6.404)

    d) a Lei 11.941 acabou com o grupo Resultado de Exercícios Futuros, transferindo sua contabilização para o Passivo Não Circulante. (Art. 299-B Lei 6.404)

    e) a Lei 11.638 revogou o artigo que previa o Prêmio na Emissão de Debêntures como Reserva de Capital.
  • Comentário do prof. Moraes Júnior:

    Após as alterações da Lei 11.638/07, o prêmio na emissão de debêntures deixou de ser reserva de capital e passou a ser receita do período. Além disso, pelo Princípio da Competência, você pode colocá-lo, inicialmente, em "Receitas Diferidas" e, na medida em que a receita for se realizando, você registra como receita do período.

    Lançamentos:
    Caixa
    a Debêntures Emitidas
    a Prêmio na Emissão de Debêntures (Receitas Diferidas)

    Prêmio na Emissão de Debêntures
    a Outras Receitas

    Bons estudos,

    MJ
  • O saldo existente em 31 de dezembro de 2008 no ativo diferido que, pela sua natureza, não puder ser alocado a outro grupo de contas, poderá permanecer no ativo sob essa classificação até sua completa amortização, sujeito à análise sobre a recuperação de que trata o §3odo art. 183 desta Lei