SóProvas


ID
669625
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A Análise e Projeto Orientado a Objetos oferece suporte a um recurso que apresenta as características listadas a seguir.

I. Separa os aspectos externos de um objeto, que são acessíveis a outros objetos, dos detalhes internos da implementação, que estão escondidos de outros objetos.

II. Evita que partes de um programa se tornem tão interdependentes que uma pequena mudança tenha grandes efeitos em cascata.

III. Pode-se mudar a implementação de um objeto sem afetar as aplicações que o utilizam.

Esse recurso denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Encapsulamento vem de encapsular, que em programação orientada a objetos significa separar o programa em partes, o mais isoladas possível. A idéia é tornar o software mais flexível, fácil de modificar e de criar novas implementações[1][2].

    Para exemplificar, podemos pensar em uma dona de casa (usuário) utilizando um liquidificador (sistema). O usuário não necessita conhecer detalhes do funcionamento interno do sistema para poder utilizá-lo, precisa apenas conhecer a interface, no caso, os botões que controlam o liquidificador. Outro exemplo clássico de encapsulamento é o padrão de projeto chamado Mediator.

    Uma grande vantagem do encapsulamento é que toda parte encapsulada pode ser modificada sem que os usuários da classe em questão sejam afetados. No exemplo do liquidificador, um técnico poderia substituir o motor do equipamento por um outro totalmente diferente, sem que a dona de casa seja afetada - afinal, ela continuará somente tendo que pressionar o botão.

    O encapsulamento protege o acesso direto (referência) aos atributos de uma instância fora da classe onde estes foram declarados. Esta proteção consiste em se usar modificadores de acesso mais restritivos sobre os atributos definidos na classe. Depois devem ser criados métodos para manipular de forma indireta os atributos da classe.

  • NUNCA esquecer que o conceito de encapsulamento está associado:

    a) Encapsulamento vem de encapsular, que em POO significa separar o programa em partes, o mais isolado possível.

    b) Encapsulamento serve para controlar o acesso aos atributos e métodos de uma classe.

    c) Encapsulamento é a técnica que faz com que detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos para os objetos.

    Eu particulamente errei muitas questões por não entender que encapsulamento está associado a 3 principios na orientação objeto.

  • A questão descreve as caracteristicas do encapsulamento, o qual consiste em ocultar as partes desnecessarias do objeto para reduzir as relações com outras classes, assim resumindo a manutenção somente ao objeto desejado