SóProvas


ID
669634
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um recurso poderoso é empregado em bases de dados Cliente/Servidor, executado em resposta a determinados eventos numa tabela ou visão, com o objetivo de manter a integridade das informações no banco de dados. Por exemplo, quando um novo registro, representando um novo funcionário, é adicionado à tabela empregados, novos registros também são criados nas tabelas de impostos, férias e salários. Esse recurso é usado normalmente para realizar tarefas relacionadas com validações e consistência de dados, segurança e restrições de acesso. Esse recurso denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Conceito para Trigger: Consiste em um bloco Procedure SQL que está associado a um evento que ocorre no banco de dados. Uma procedure são subprogramas que têm por objetivo executar uma ação específica. Elas não retornam valores, não sendo, portanto utilizadas em atribuições a variáveis ou como argumento em um comando 'SELECT'.

    As trigger (gatilhos) são disparadas automaticamente e implicitamente sempre que ocorrer um evento associado a uma tabela (INSERT, UPDATE, DELETE). A trigger pode ser usada para
    • Manutenção de tabelas de auditoria;
    • Manutenção de tabelas duplicadas.
    • Implementação de constraints semânticas;
    • Manutenção de atributos derivados.
    A questão afirma que quando há a inserção de um registro na tabela empregados, novos registros são criados nas tabelas impostos, férias e salários. Isto da a ideia de uma ação disparada de forma automatica a fim de manter a consistência do banco.
  • Gatilho ou trigger é um recurso de programação executado sempre que o evento associado ocorrer. Trigger é um tipo especial de procedimento armazenado, que é executado sempre que há uma tentativa de modificar os dados de uma tabela que é protegida por ele.

    É muito utilizada para ajudar a manter a consistência dos dados ou para propagar alterações em um determinado dado de uma tabela para outras. Um bom exemplo é um gatilho criado para controle de quem alterou a tabela, nesse caso, quando a alteração for efetuada, o gatilho é "disparado" e grava em uma tabela de histórico de alteração, o usuário e data/hora da alteração

  • Acho que esta questao deveria ser anulada. Pois, não é possivel usar triggers em visoes.

    http://www.slideshare.net/flaviognm/stored-procedures-and-triggers.

  • Fernando, é possível sim. De acordo com [1]:

    "Specify INSTEAD OF to cause Oracle Database to fire the trigger instead of executing the triggering event. INSTEAD OF triggers are valid for DML events on views. They are not valid for DDL or database events."

    [1]: http://docs.oracle.com/cd/B19306_01/server.102/b14200/statements_7004.htm#i2235611
  • Triggers

    Triggers não faziam parte da SQL:1999

     

    Segundo Silberchartz:  é uma instrução que o sistema executa automaticamente como um efeito colateral de uma modificação no banco de dados.

    Dois requisitos para cumprimenta da trigger:

     

    1 – Especificar quando um trigger dever ser executado.

     

    2 – Especificar as ações a serem tomadas quando o trigger for executado.

  • De qualquer forma, também, deve-se abstrair e sempre considerar o enunciado como verdade absoluta, principalmente na hora da prova.

    Mesmo que não pudesse utilizar trigger em visões, não há como marcar outra opção, senão a letra D. Nunca vi um recurso ser deferido a partir de informações inconsistentes constantes apenas no enunciado.

    Vamos na fé.

  • Gabarito E

    O termo trigger (gatilho em inglês) define uma estrutura do banco de dados que funciona, como o nome sugere, como uma função que é disparada mediante alguma ação. Geralmente essas ações que disparam os triggers são alterações nas tabelas por meio de operações de inserção, exclusão e atualização de dados (insert, delete e update).

    Um gatilho está intimamente relacionado a uma tabela, sempre que uma dessas ações é efetuada sobre essa tabela, é possível dispará-lo para executar alguma tarefa.

    No SQL Server, utilizamos instruções DML (Data Manipulation Language) para criar, alterar ou excluir um trigger.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • triggers sao rotinas que ativam uma ação quando um evento ocorre. O trigger pode ativar quando dados sao adicionados, removidos ou alterados; o trigger pode inclusive acionar outros triggers, podendo iniciar uma cadeia de processamento.

  • Gatilho (banco de dados)

    Gatilho ou trigger é um recurso de programação executado sempre que o evento associado ocorrer. Trigger é um tipo especial de procedimento armazenado, que é executado sempre que há uma tentativa de modificar os dados de uma tabela que é protegida por ele.

    É muito utilizada para ajudar a manter a consistência dos dados ou para propagar alterações em um determinado dado de uma tabela para outras.