-
A curva de permanência expressa a relação entre a vazão e a freqüência com que esta vazão é superada ou igualada. A curva de permanência pode ser elaborada a partir de dados diários, mensais ou anuais de vazão.
-
A curva de permanência ou de duração deve ser estimada com base em dados médios, sejam estes diários, mensais ou até mesmo anuais.
-
Curva de permanência:
A curva de permanência (ou de duração) é a curva acumulativa de frequência da série temporal de vazões (não de vazões instantâneas). Na sua confecção, as vazões são arrumadas de forma decrescente (não em ordem cronológica).
É usada, por exemplo para avaliar o potencial de abastecimento de um rio (numa dada seção). Visando realizar o estudo de disponibilidade hídrica, para verificar se haverá água suficiente para o empreendimento, a curva que indica a porcentagem de tempo em que determinado valor de vazão foi igualado ou ultrapassado durante o período de observação. Não há tanta precisão nesse método.
-
É praticamente impossível termos um “registro histórico” de vazões instantâneas, pois para isso precisaríamos estar registrando a vazão em todo e qualquer instante. Um instante de medida pode ser 1 milésimo de segundo.
Diferencia-se, portanto, a vazão instantânea da vazão diária, já que essa última representa a vazão média diária (calculada a partir de duas medições, em dois períodos do dia).
PROFESSOR: REYNALDO LOPES