SóProvas


ID
669685
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

As distribuições Linux utilizam sistemas de arquivos padronizados para organizarem os dados na gravação e na leitura. O recurso denominado Journaling permite recuperar um sistema após um desastre no disco em uma velocidade muito maior que nos sistemas de arquivos que não o utilizam. Sistemas de arquivos que empregam esse recurso, utilizados pelo Linux, são

Alternativas
Comentários
  • Questão específica de Linux, daquelas que ou tu sabe ou danou-se.
    Visto que já é feita um explicação sobre o que é o Journaling, basta apenas citar quais os sistemas de arquivos que o implementam. Os mais popularem são os seguintes: JFS2, XFS, EXT3FS e o REISERFS.
    Fonte: http://www.ibm.com/developerworks/linux/library/l-journaling-filesystems/
  • Uma importante característica dos atuais sistemas de arquivos é o "journaling", que é um recurso que permite recuperar um sistema após um desastre no disco em uma velocidade maior do que nos sistemas de arquivos sem journaling.
    Resposta: Letra "a"
    Ext2 : Conhecido como "Second Extended FileSystem" foi desenvolvido para ser mais "eficiente" que o sistema de arquivos "Minix", seu antecessor, muito utilizado nas primeiras versões do Linux. Entretanto, o ext2 não possui journaling e foi substituído pelo ext3.

    Ext3: È uma versão do ext2 com suporte a journaling. Entretanto, o ext3 tem as mesmas características do ext2, mas com suporte journaling, que é uma  evolução e tornou o ext3 um sistema de arquivos muito estável e robusto.

    ReiserFS:Já o ReiserFS foi criado recentemente e atualmente quase todas as distribuições Linux o suportam. Tem uma performance muito boa, principalemente quando há um número muito grande de arquivos pequenos. ReiserFS  possui suporte a journaling.

    VFAT:O VFAT,  também conhecido como FAT32 (M$ Windows),  não possui suporte a journaling. Normalmente é utilizado para transferir dados entre sistemas M$ Windows e o Linux instalados no mesmo disco. Ele , pois pode ser lido e escrito por ambos os sistemas operacionais. Se você utilizar VFAT no Linux irá perder alguns atributos, tais como: permissão de execução, links simbólicos, etc.

  • LETRA A. 

    Segundo Tanenbaum(2010,p.177),"Esse tipo de sistemas de arquivos,denominado sistemas de arquivos journaling,já está em uso: o sistema NTFS,da Microsoft, e os ext3 e ReiserFS, do Linux, são do tipo journaling."

    Bibliografia:

    SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS-3 EDIÇÃO-ANDREW S. TANENBAUM

  • Gabarito A

    Um sistema de arquivos com journaling dá permissão ao Sistema Operacional de manter um log (journal), de todas as mudanças no sistema de arquivos antes de escrever os dados no disco. Normalmente este log é um log circular alocado em uma área especial do sistema de arquivos.

    Este tipo de sistema de arquivos tem a oferecer uma melhor probabilidade de não sofrer corrupção de dados no caso de o sistema travar ou faltar energia, e uma recuperação mais rápida, pois não necessita verificar todo o disco, somente aqueles que pertenciam a um log que não fora fechado devidamente.

    Exemplos de sistemas de arquivos que suportam journaling, HFS+, Ext3, Ext4, JFS, JFFS, JFFS2, LogFS, NTFS, Reiser4, ReiserFS e XFS.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !