SóProvas


ID
669691
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Active Directory é um banco de dados onde ficam armazenados todos os recursos da rede e ele os torna acessíveis a todos os usuários e aplicativos da rede. O Active Directory é dinâmico, podendo crescer de acordo com o crescimento da instituição. Dentre os componentes da estrutura lógica, um apresenta as seguintes características

• é um depósito de informações que armazena um subconjunto dos atributos de todos os objetos existentes.

• tem como função agilizar a realização de queries.

Esse componente é denominado

Alternativas
Comentários
  • Já comentado aqui no QC:
    Global Catalog” é uma função que pode ser desempenhada apenas por um servidor do tipo “controlador de domínio” em uma rede Windows 2000/2003. Ele desempenha um papel vital no processo de logon dos usuários de uma rede.
    Ao fazer o logon em uma rede, uma das informações necessárias é saber a quais grupos um usuário pertence. Baseado nesta relação de grupos é que os acessos e direitos a objetos são concedidos ou negados.
    Mas, por padrão, um controlador de domínio só consegue identificar os grupos a que um usuário pertence de seu próprio domínio. Apenas o GC consegue identificar se o usuário pertence a um grupo de um outro domínio, por exemplo, os grupos do tipo “Universal”.
    Portanto, no processo de logon, o controlador de domínio precisa contatar um GC para identificar quais grupos Universais, de outros domínios, este usuário pertence. Podemos considerar o GC como um “atalho” neste processo, pois caso contrário, cada controlador de domínio teria que, ele próprio, contatar cada controlador na floresta independentemente para descobrir tais informações.
    Um outro papel do GC é que em ambientes de múltiplos domínios, ele possibilita que um usuário faça um logon em um controlador de domínio o qual não pertença a sua conta. É o GC que possibilita que este controlador “descubra” o domínio do usuário e permita o logon.

  • Numa floresta multidomínio, o catálogo global (GC) provê um repositório central de suas informações, que guarda réplicas parciais de todas as partições do domínio. Essas réplicas parcias são distribuídas por todos os servidores de catálogo global na floresta. 

    O GC garante transparência à estrutura de diretórios da foresta a qualquer usuário que fizer uma busca por algum objeto, como as impressoras ali publicadas. Sem o GC, essa busca teria de ser feita em cada domínio da floresta. 

    A arqiotetura de um servidor GC difere daqueles que n o são: as pesquisas de diretório são feitas na porta TCP/3268, com estrutura similar à LDAP. 





    Contudo, as interações com o GC são feitas por diversos protocolos:



    Além disso, a estrutura do GC pode ser distribuída fisicamente pela rede:



    Fontes:
    http://www.activedirectory.nanostech.org/active-directory-partitions/
    http://technet.microsoft.com/pt-pt/library/how-global-catalog-servers-work(v=ws.10).aspx
  • Funcionalidades do Catálogo Global:
    - Procura de Objetos;
    - Fornece autenticação do nome do usuário;
    - Valida referências de objetos dentro da floresta;
    - Fornece informação de associação de Grupos Universais em ambiente de múltilpos domínios;

     

    https://technet.microsoft.com/en-us/library/cc730749%28v=ws.11%29.aspx

  • A Global Catalog is a Global Catalog Server. The primary two functions of a Global Catalog within the Microsoft Active Directory are logon capability and Microsoft Active Directory queries. A Global Catalog in a Microsoft Active Directory installation with the product is a single Lightweight Directory Access Protocol (LDAP) repository that contains a subset of user information from all the domains in the forest. This information includes user IDs, authentication information, and groups, but not all the group information.

    https://www.ibm.com/docs/en/was/8.5.5?topic=authentication-microsoft-active-directory-global-catalog