SóProvas


ID
669703
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Dentre os modelos multi-inquilino de Computação em Nuvem, um apresenta as seguintes características

• cada inquilino tem sua própria pilha de tecnologia, mas o hardware é alocado dinamicamente de um pool de recursos, via virtualização.

• permite elasticidade na camada de hardware, que demanda mecanismos de alocação e liberação de recursos de forma dinâmica.

• possibilita rápida entrada na nuvem, particularmente por provedores de aplicações e de infraestrutura, pois não demanda redesenho da aplicação.

• apresenta limitações, pois a unidade de alocação e liberação é a máquina virtual na qual a aplicação vai operar.

O modelo descrito denomina-se multi-inquilino via

Alternativas
Comentários
  • fonte com tipos de modelo multi-inquilino: https://www.ibm.com/developerworks/mydeveloperworks/blogs/ctaurion/entry/entendendo_o_modelo_multi-tenancy?lang=en
  • Letra A. IaaS - Infrastructure as a Service ou Infra-estrutura como Serviço (em português): quando se utiliza uma porcentagem de um servidor, geralmente com configuração que se adeque à sua necessidade.
  • Inquilino isolado. Neste modelo, cada inquilino tem seu próprio stack de tecnologia, não havendo compartilhamento de recursos
     Multi-inquilino via hardware compartilhado (virtualização). Neste modelo, cada inquilino tem seu próprio stack de tecnologia, mas o hardware é alocado dinamicamente a partir de um pool de recursos
    Multi-inquilino via container. Neste modelo, vários inquilinos são executados na mesma instância de um container de aplicação (um servidor de aplicações), mas cada inquilino está associado a uma instância separada do software de banco de dados
    Multi-inquilino via todo o stack de software compartilhado. É uma evolução do modelo anterior, agora com todo o stack de software sendo compartilhado. Neste modelo além do container da aplicação, também uma única instância do banco de dados é compartilhada por todos os inquilinos.

  • Letra A

    Multi-inquilino via hardware compartilhado (virtualização): Neste modelo, cada inquilino tem seu próprio stack de tecnologia, mas o hardware é alocado dinamicamente a partir de um pool de recursos, via mecanismos de virtualização. Bastante similar ao modelo anterior, mas permitindo elasticidade na camada do hardware. Elasticidade é fundamental ao modelo de Computação em Nuvem, que demanda mecanismos de alocação e liberação de recursos de forma dinâmica. Este modelo permite uma entrada rápida na Computação em Nuvem, principalmente por provedores de aplicações e de infraestrutura, porque não demanda redesenho da aplicação. Entretanto, apresenta limitações, pois a unidade de alocação e liberação de recursos é a maquina virtual onde aplicação vai operar.