SóProvas


ID
669754
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Na metade dos anos 90, a Arquivologia brasileira foi marcada pela discussão em torno da Arquivística Integrada que, como linha de pensamento,

Alternativas
Comentários
  • letra B 

    Tentando ser prático e racional nesta questão  há autores da atualidade que defendem a chamada Arquivística Integrada (visão essa diferenciada, evoluída e complementar em relação aos conhecimentos arquivísticos até em tão existentes). Essa vertente defende procedimentos integrados que levam a uma visão global das informações (desde a sua criação até o destino final) no âmbito de uma organização, possibilitando o seu rápido acesso.
      
    Segundo esses autores, essa renovação conduz a tratar das aplicações arquivísticas práticas, das soluções e problemas relacionados à classificação, à avaliação e à descrição. Essa corrente de pensamento defende que esses procedimentos são complementares e inseparáveis.

    Por isso da  letra B ser a certa.
  • Fiquei em dúvida. Dizer que essas 3 atividades são uma só é difícil de engolir. 

    Entendo que elas são complementares e inseparáveis, mas única?? Eu hein

  • É o que diz a arquivística integrada, colega M. Não há o que discutir. A referência para esse assunto é a obra Arquivística Integrada, Couture e  Rousseau, para quem quiser saber mais. Infelizmente obra está esgotada há tempos mas é possível encontrar em bibliotecas.

  • A Arquivística integrada considera o tratamento da informação desde sua produção até sua destinação, visão esta não adotada pela Arquivística tradicional.

    Com essa visão de integração, os defensores da Arquivística integrada tratam as operações arquivísticas na prática como complementares (uma depende da outra), o que as torna indissociáveis. Em resumo, não se pode planejar, implementar ou executar uma dessas atividades sem considerar as demais.

    Gabarito do professor: Letra "B"
  • Na minha opnião, o gabarito poderia ser tanto a A como a B

    veja só, do livro A nova arquivística na modernização administrativa - Luís Carlos Lopes:

    "Acredita-se que, dentro da perspectiva da arquivística integrada, a descrição começa no processo de classificação, continua na avaliação e se aprofunda nos instrumentos de busca mais específicos. Em todos os casos, o trabalho do arquivista é o de representar ideologicamente as informações contidas nos documentos. As operações de natureza intelectual são, sem exceção, de natureza descritiva. Portanto é difícil separar a descrição das duas outras atividades fundamentais da prática arquivística." embasamento para a letra B

     

    "Quando se fala em arquivística integrada, acredito no tratamento único das três idades. Deve-se imaginar também que isto implica integrar os procedimentos sob o ponto de vista intelectual." embasamento para letra A