SóProvas


ID
670291
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere aos requisitos desejáveis para um software de biblioteca digital, aquele que possui a habilidade de um pacote de software que pode ser executado em diferentes ambientes operacionais é o da

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe de onde tiraram essa questão ? A informação que eu tenho é que a portabilidade é a característica que permite a descrição acima...

  • MARCONDES, C. H. et al. (Org.). Bibliotecas digitais: saberes e práticas. 2. ed. Salvador: Ed. da Universidade Federal da Bahia; Brasília, DF: Ibict, 2006.

     

    Pag 152

  • GABARITO: D

    Complementando...

    Conforme Kuramoto (2005. p. 152-155), são requisitos desejáveis para um software de biblioteca digital:

    » Portabilidade: é a habilidade de um pacote de software poder ser executado em diferentes ambientes operacionais.

    » Flexibilidade quanto à definição do padrão de metadados: indica se o pacote de software possui a habilidade de oferecer, ao usuário, outros padrões de metadados, além daquele que ele adota.

    » Uso de padrões de interoperabilidade: permite maior visibilidade e integração aos conteúdos de bibliotecas digitais.

    » Uso de linguagem de marcação XML: seu uso proporciona maior interoperabilidade entre os sistemas de bibliotecas digitais.

    » Capacidade de tratamento de múltiplos formatos de documentos: um pacote de software para administrar uma biblioteca digital deveria ter facilidades para o tratamento de diversos formatos como o PDF, RTF, HTML, XML, DOC, GIF, JP EG e outros.

    » Possuir interfaces ergonômicas e adaptativas: é desejável que as interfaces oferecidas pelos pacotes de software de administração de bibliotecas digitais utilizem padrões de ergonomia com vistas a facilitar o seu uso por parte dos usuários menos especializados.

    » Facilidades para estruturação dos documentos: determinadas coleções necessitam de facilidades que proporcionem uma estruturação hierárquica e que, inclusive, os procedimentos de indexação do conteúdo considerem essa estruturação.

    » Configuração dos procedimentos de indexação: essa funcionalidade dá ao administrador da biblioteca digital a possibilidade de definir os metadados que se tornarão os campos de busca, ou pontos de acesso, aos registros de uma biblioteca digital.

    » Possui módulo de formatação de relatórios ou saídas: trata-se de uma funcionalidade muito desejável, pois eventualmente o usuário tem necessidades de imprimir o resultado de uma busca.

    Fonte: KURAMOTO, Hélio. Ferramentas de software livre para bibliotecas digitais. In: MARCONDES, Carlos. H. et al. (org.). Bibliotecas digitais: saberes e práticas. Salvador, BA: EDUFBA: Brasília: IBICT, 2005.