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Gabarito - B
Segu o link de um e-book sobre a Didática Magna
http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/didaticamagna.html
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Pedagogia de Comênio
Defendia sua pedagogia com a máxima: "Ensinar tudo a todos" que sintetizaria os princípios e fundamentos que permitiriam ao homem colocar-se no mundo como autor. Objectivando a aproximação do homem a Deus, seu objectivo central era tornar os homens bons cristãos - sábios no pensamento, dotados de fé, capazes de praticar acções virtuosas estendendo-se a todos: ricos, pobres, mulheres, portadores de deficiências. A didáctica é, ao mesmo tempo, processo e tratado: é tanto o ato de ensinar quanto a arte de ensinar.
Salientava a importância da educação formal de crianças pequenas e preconizou a criação de escolas maternais, pois teriam, desde cedo, a oportunidade de adquirir as noções elementares do que deveriam aprofundar mais tarde. A educação deveria começar pelos sentidos, pois as experiências sensoriais obtidas por meio dos objectos seriam internalizadas e, mais tarde, interpretadas pela razão. Compreensão, retenção e práticas consistiam a base de seu método didáctico e, por eles se chegaria às três qualidades: erudição, virtude e religião, correspondendo às três faculdades necessárias - intelecto, vontade e memória.
Fundamentos naturais do método de Comenius: - o fim é o mesmo: sabedoria, moral e perfeição; - todos são dotados da mesma natureza humana, apesar de terem inteligências diversas; - a diversidade das inteligências é tão somente um excesso ou deficiência da harmonia natural; - o melhor momento para remediar excessos e deficiências acontece quando as inteligências são novas.
O método tem como preceitos: - tudo o que se deve saber deve ser ensinado - qualquer coisa que se ensine deverá ser ensinada em sua aplicação prática, uso definido; - deve ensinar-se de maneira directa e clara; - ensinar a verdadeira natureza das coisas, partindo de suas causas; - explicar primeiro os princípios gerais; - ensinar as coisas em seu devido tempo; -Foi um grande influenciador na educação moderna.
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A pedagogia de Comenius
Propôs um sistema articulado de ensino, reconhecendo o igual direito
de todos os homens ao saber. O maior educador e pedagogo do século XVII
produziu obra fecunda e sistemática, cujo principal livro é a DIDÁTICA
MAGNA. São suas propostas:
- A educação realista e permanente;
- Método pedagógico rápido, econômico e sem fadiga;
- Ensinamento a partir de experiências quotidianas;
- Conhecimento de todas as ciências e de todas as artes;
- Ensino unificado.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Comenius
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Escola de Summerhill.
Fundada em 1921 pelo educador Alexander Sutherland Neill, é uma das pioneiras dentro do movimento das chamadas "escolas democráticas".
Principais ideias
Neill estabeleceu que a principal meta de uma escola deve ser
auxiliar os seus alunos para que estes sejam capazes de encontrar a
própria felicidade e é por isso que propôs um modelo muito diferente do
das escolas tradicionais, que segundo ele só conseguem promover uma
atmosfera de medo.
Para uma pessoa ser feliz ela precisa ser livre para escolher os seus
próprios caminhos. É por isso que em Summerhill renunciou a qualquer
tipo de autoridade moral e hierarquia.
Em Summerhill, dentro dos conceitos de uma gestão democrática, nenhum adulto tem mais direitos que uma criança, todos tem direitos iguais. Todos devem ser livres, entendendo liberdade como uma construção coletiva e respeitar os iguais. A liberdade precisa que todos sejam livres para existir.
A pedagogia
tradicional supõe que as crianças possuem uma tendência natural ao
egoísmo, sendo necessário uma interferência autoritária por parte da
família e da escola, para desenvolver o altruísmo.
Summerhill parte do princípio de que as crianças realmente são
egoístas, mas que, crescendo sem medos, desenvolvem o altruísmo
naturalmente. Ao se tentar impor a elas um comportamento altruísta para
fugir do pretenso egoísmo natural é que se cristaliza esse
comportamento. Ou seja, a educação tradicional erra por acreditar que é
necessária uma interferência autoritária, sem perceber que é justamente
esse tipo de interferência que alimenta aquilo que identifica como
problema. Segundo Neill é somente através do medo que se pode tentar
forçar o interesse de alguém.
Em Summerhill, como escola democrática que é, todas as regras de convívio e as soluções aos problemas que surgem no dia a dia são resolvidas conjuntamente em uma assembleia
que ocorre semanalmente, na qual cada pessoa, seja criança, professor
ou funcionário, tem direito a falar e votar, sendo que o peso do voto é
igual para todos. As normas da escola são construídas por todos, todos
sentem-se parte do coletivo e se empenham em aprimorá-lo. Um bom exemplo
disso são as punições definidas pela Assembleia. Em uma ocasião, um
menino, que não tinha dinheiro para ter a sua própria bicicleta, pegou
uma de outra criança para dar uma volta e acabou estragando-a. A punição
acertada foi que todos os membros da escola juntassem dinheiro para
consertar a bicicleta estragada e para comprar uma para o menino que não
tinha a sua. Não existe sentimento de ódio vinculado a punição.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Summerhill_School
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Escola nova
Escola
Nova é um dos nomes dados a um movimento de renovação do ensino que foi
especialmente forte na Europa, na América e no Brasil, na primeira
metade do século XX . "Escola Ativa" ou "Escola Progressiva" são termos
mais apropriados para descrever esse movimento que, apesar de muito
criticado, ainda pode ter muitas ideias interessantes a nos oferecer.
(...)
Um
conceito essencial do movimento aparece especialmente em Dewey. Para
ele, as escolas deviam deixar de ser meros locais de transmissão de
conhecimentos e tornar-se pequenas comunidades.
Lourenço Filho nos fala sobre a escola que Dewey dirigia no final do século passado, na Universidade de Chicago: "As
classes deixavam de ser locais onde os alunos estivessem sempre em
silêncio, ou sem qualquer comunicação entre si, para se tornarem
pequenas sociedades, que imprimissem nos alunos atitudes favoráveis ao
trabalho em comunidade." (Lourenço Filho. Introdução ao estudo da Escola Nova. São Paulo : Melhoramentos, 1950. p. 133.)Fonte: http://www.aprendebrasil.com.br/glossariopedagogico/verbete.asp?idPubWiki=9624
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Escola Anarquista no Brasil
A Escola Moderna foi um movimento pedagógico progressivo de inspiração anarquista, que deu origem à pedagogia libertária que existiu no início do século XX, surgido inicialmente na Catalunha, inspirado pela filosofia de ensino do pedagogo catalão Francesc Ferrer i Guàrdia.
A partir da execução de Ferrer e da tradução e divulgação de suas ideias
acerca da pedagogia em diversos idiomas, coletivos estabelecidos no Argentina, Brasil, Canadá, Cuba, Estados Unidos, França e Inglaterra
fundaram centenas de escolas modernas e publicações de periódicos em
seus países. Geralmente de caráter experimental, vinculados a sindicatos
e jornais libertários, e encontrando grande oposição por parte das
autoridades, estes coletivos foram responsáveis pela formação de
milhares de crianças em um ensino laico, pacífico, racional e
libertário, se contrapondo a tendência dogmática e violenta do ensino
tradicional geralmente vinculado a instituições religiosas.
Para dar impulso a este movimento reformador, foi criada em 1906 a Liga Internacional para a Instrução Racional da Infância, cujos princípios estatutários estabeleciam:
- A educação da infância deve fundamentar-se sobre uma base científica
e racional; em consequência, é preciso separar dela toda noção mística
ou sobrenatural;
- A instrução é parte desta educação. A instrução deve compreender
também, junto à formação da inteligência, o desenvolvimento do caráter, a
cultura da vontade, a preparação de um ser moral e físico bem
equilibrado, cujas faculdades estejam associadas e elevadas ao seu
máximo de potência;
- A educação moral, muito menos teoria do que prática, deve resultar
principalmente do exemplo e apoiar-se sobre a grande lei natural da
solidariedade;
- É necessário, sobretudo no ensino da primeira infância, que os
programas e os métodos estejam adaptados o mais possível à psicologia da
criança, o que quase não acontece em parte alguma, nem no ensino
público nem no privado.
As Escolas Modernas comumente compreendiam também cursos noturnos para a educação de adultos. Por ser anticlerical e fomentar a solidariedade e a educação livre de autoridade coerciva, os anarquistas
foram grandes adeptos deste movimento. Os sindicatos e associações
operárias nos quais tinham influência contribuíram ativamente para a
fundação de várias Escolas Modernas e cursos para adultos baseados em
sua filosofia pedagógica.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_Moderna