SóProvas


ID
671890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

        A Polícia Federal (PF) realizou operação batizada de Aracne em sete estados e no Distrito Federal e desarticulou uma organização suspeita de tráfico internacional de drogas da Bolívia para o Brasil. De acordo com a PF, a organização fornecia cocaína para o Primeiro Comando da Capital (PCC) em São Paulo e distribuía a droga de Mato Grosso para outros cinco estados. A operação contou com 400 policiais. Foram expedidos pela justiça 52 mandados de prisão e 73 de busca e apreensão. Pelo menos 41 pessoas foram detidas. Segundo a polícia, a organização era formada por brasileiros que recebiam pasta de cocaína de dois cartéis bolivianos. Aviões de pequeno porte transportavam a droga para o Brasil.

                                                                        Jornal do Brasil, 13/12/2008, p. A12 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele tratado, julgue o  item  .

Citado no texto, o PCC é uma facção criminosa que atua em presídios, principalmente, mas não exclusivamente, no estado de São Paulo.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    O Primeiro Comando da Capital (PCC) surgiu dentro dos presídios de São Paulo, porém, organizou-se de uma forma absolutamente empresarial e espalhou-se para fora dos presídios do estado de São Paulo, atingindo presídios de outros estados. Hoje, o PCC conta com células em outros países, como Argentina, Paraguai, Bolívia, Colômbia e EUA.

    O PCC nasceu em São Paulo, mas ele virou uma "multinacional" e se expandiu para outros estados e países.

    Questão comentada pelo Prof. Reginaldo Veras.

  • CUIDADO pessoal com essas questões que a CESPE coloca com frases entre vírgulas.

    Ao reescrever a frase, retirando a parte "mas não exclusivamente", percebe-se que o exclusivamente se refere a cidade de São Paulo e não a atuação nos presídios.

    Citado no texto, o PCC é uma facção criminosa que atua em presídios, principalmente, no estado de São Paulo. Questão relativamente fácil, mas que requer atenção com a interpretação, senão, CAIXÃO!