SóProvas


ID
675520
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Na criação de um banco de dados relacional, por suas características, podem ser utilizados como chave primária

Alternativas
Comentários
  •  CPF, MATRÍCULA e CÓDIGO_PEÇA são único, não se repetem - LETRA C
  • Gabarito “C”. A CHAVE PRIMÁRIA é o identificador único de um registro em um arquivo. Pode ser constituída de um campo (CHAVE SIMPLES) ou pela combinação de dois ou mais campos (CHAVE COMPOSTA), de tal maneira, que não existam dois registros no arquivo com o mesmo valor de chave primária. Para que não ocorram duplicatas nos valores da chave, os campos que a compõem são de PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO (NOT NULL).
    Sugestão: valor único para cada registro; simples ou composta; campos de preenchimento obrigatório; valor estável; não ambíguo; de preferência campos numéricos.
  • A chave primária é super-chave mínima.

    A chave primária é coluna ou combinação de colunas irredutível mínimo cujos valores distinguem uma linha das demais.

  • Sem conhecer como o banco está modelado, é impossível saber. Caso a banca fornecesse o modelo conceitual ou o modelo lógico seria possível responder.

     

    Você pode dizer que o examinador informou que esta tratando "de um banco de dados relacional" segundo "suas características". E é justamente em cima disso que podemos assumir que em primeiro lugar, não se sabem quais são as características a que se refere. Por assim dizer, temos que assumir TODAS as características. E uma delas é exatamente o fato de podermos nomear uma coluna que armazena o nomes de indivíduos como "CPF". E aí? Como dizer que, nessa implementação que eu escolhi, seguindo as possibilidades que as características gerais me dão, CPF pode ser chave primária? Se quisermos nomear a coluna como PAPAGAIO e nela inserirmos os números de CPF das pessoas cadastradas (partindo do princípio que os CPF não devem se repetir), tal coluna (PAPAGAIO) corresponderá a uma chave candidata.

     

    E não paro por aí. Posso escolher implementar um banco de dados que armazene na coluna MATRICULA as matrículas de professores de n escolas segundo um cadastro prévio que eles realizaram em suas próprias escolas e, posso assumir, de acordo com a implementação que eu escolher, que nesse caso, as matrículas podem ser eventualmente iguais, haja vista que quero modelar utilizando outras chaves a partir de outras chaves candidatas que estarei trabalhando (por exemplo, utilizando como chave candidata o CPF do professor, ou uma concatenação do CPF com o CNPJ da escola, ou coluna autoincremetada etc.).

     

    Bem, poderia ficar discorrendo sobre isso e citar mais uns quatro exemplos, mas acho que já conseguiram entender a minha interpretação para a pobreza de informação da questão. Muito fraca.

     

    Abraço a todos e felicidades sempre.

     

    Maurício

  • Sem saber qual o propósito do BD ou as restrições, qualquer coisa pode ser chave primária. Não faria sentido na maioria dos casos, mas poder pode.

  • c)CPF, MATRÍCULA e CÓDIGO_PEÇA

    PK (chave primaria) é um atributo que identifica unicamente um registro. É um campo que nao pode se repetir em nenhum outro local. As outras opções (nome, salario, função) podem coincidir com outros registros, o que os torna inadequados para consultas

     

  • Não é preciso existir uma tabela pra discutir os elementos de uma chave primária. CPF e matrícula mm repete