- ID
- 683851
- Banca
- MOVENS
- Órgão
- Prefeitura de Manaus - AM
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Fisioterapia
- Assuntos
Uma das lesões mais comuns do punho é a denominada fratura de Poteau-Colles, que é a fratura da extremidade distal do rádio com deslocamento do fragmento para a região posterior, dando à lesão um aspecto típico ao dorso de um garfo, tendo como causa mais frequente a queda sobre a mão espalmada.
Em relação às lesões e patologias do punho e mão, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.
I – A articulação do punho é classificada como articulação sinovial do tipo elipsóide que permite os movimentos de flexão de 0º a 80º, extensão de 0º a 70º, desvio radial de 0º a 20º e desvio ulnar de 0º a 30º.
II – O teste de Finkelstein é prova para tenossinovite de DeQuervain, e é realizado com o paciente cerrando o punho com o polegar sob os outros dedos, momento em que o avaliador estabiliza o antebraço e produz um desvio ulnar do punho.
III – Dor e/ou parestesia no polegar, indicador e dedo médio são indicativos positivos para uma provável compressão do nervo mediano na síndrome do túnel do Carpo, e esses indicativos são evidenciados durante o teste de Phallen.
A sequência correta é: