-
Comentários sobre as alternativas certas e erradas:
I. Quando os papéis dentro de uma organização são ambíguos, a probabilidade de que as pessoas sintam que estão trabalhando para objetivos incongruentes é grande.
Correto. Para Chiavenato, a ambiguidade de papéis é uma condição que pode anteceder o conflito.
II. Toda forma de hierarquia e departamentalização funcional leva a diferenciações internas às organizações que geram tensões e resultam quase sempre em conflitos.
Errado. A alternativa peca por generalizar; nem toda forma hierárquica e departamental leva a diferenciações. Em alguns tipos de organização a hierarquita rígida é necessária, como exemplo, as organizações militares.
III. As atividades e os objetivos dos grupos dentro de uma organização são interdependentes, surgindo oportunidades para que um grupo possa apoiar ou prejudicar o trabalho dos demais.
Correto. Informação também extraída do livro do Chiavenato. Atividades interdependentes podem causar algum tipo de conflito, já que algum grupo, nesse caso, poderá exercer algum tipo de influência sobre o outro.
IV. Como os recursos compartilhados por uma organização são sempre limitados e escassos, quando um grupo deseja ampliar seus recursos outro grupo terá de perder ou abrir mão de uma parte dos seus.
Correto. Pelo visto, a questão foi totalmente baseada no livro do Chiavenato, que afirma que os recursos compartilhados podem propiciar algum tipo de conflito, uma vez que causará algum tipo de competição por eles.
V. Quando existem objetivos concorrentes, por força da especialização, desenvolve-se a percepção de interesses e objetivos diferentes, inevitavelmente incompatíveis.
Errado. A questão erra ao afirmar que os objetivos concorrem por força da especialização. Na verdade, as tarefas é que são divididas por força da especialização e, por isso, ocorre grande DIFERENCIAÇÃO entre as áreas e, esta sim, é a causa dos conflitos relacionados aos objetivos compartilhados. Alternativa mais difícil, na minha opinião. Fundação Copia e Cola tem dessas, infelizmente!
-
To vendo q serei obrigado a comprar o livro GP do Chiavenato então... se fala uma asneira dessas :
"Como os recursos compartilhados por uma organização são sempre limitados e escassos, "
e as provas de concurso cobram isso... tenho que decorar pra acertar!
-
Permita-me discordar de você, Sérgio. Não vejo nenhuma "asneira" em afirmar que os recursos de uma organização são sempre escassos, eles são sim. Nenhuma organização dispõe de orçamento ilimitado, por exemplo. Podemos, então, aplicar esse exemplo em inúmeras situações. Para questões que exijam um nível elevado de memorização, ajuda muito utilizar a lógica ou fazer analogias com situações reais, nem sempre funciona, mas é uma alternativa útil.
Ah, e esclarecendo: não sou fã do Chiavenato (pelo contrário, acho-o um tremendo picareta), mas não vejo nenhum tipo de equívoco nessa afirmação.
-
Eu concordo com a colega Rakell: os recursos das organizações são sim sempre escassos, no sentido de que cada responsável pelo planejamento de gastos, mesmo em uma empresa plenamente saudável e robusta do pondo de vista financeiro, deve ter consciência de que os recursos que estão à sua disposição devem ser metódica e sistematicamente aplicados. Esse entendimento não está só presente na obra do Chiavenato; é um princípio muito comum quando o tema é Administração.
O problema do item IV é outro: é dizer que quando outro grupo deseja ampliar seus recursos o outro grupo terá de perder ou abrir mão dos seus. Ora, a realidade de uma organização é muito plural e é muito complicado impor generalizações dessa natureza. Um recurso pode ser financiado de diversas formas, sem que necessariamente o aumento do orçamento para um implique diminuição do orçamento para outro. Não sei se o Chiavenato diz isso, mas se diz tá errado justamente por ser demasiadamente simplista.
-
"Permita-me discordar de você, Sérgio. Não vejo nenhuma "asneira" em afirmar que os recursos de uma organização são sempre escassos, eles são sim. Nenhuma organização dispõe de orçamento ilimitado,"
Cara Rakel,
O contrário de Escasso não é necessariamente ILIMITADO...
Vc não conhece ou nunca ouviu falar em alguma organização que possua Recursos em Abundância? São Sempre escassos, será?
Eu conheço algumas empresas/organizacoes q possuem recursos abundantes... (porem, nao ilimitados).
Nao só uma asneira... mas uma Inverdade.
Vc acha q a cia. Facebook possui recursos Escassos? E a Apple? E algumas das empresas bilionárias X, do Sr. Eike?
Até aqui na minha cidade (interior de SC) temos empresas pequenas e tbm multinacionais... com recursos de sobra.
Entao, fica a dica!
E ah! Comprei o GP do Chiavenato... e é muito bom pra concursos! Recomendo!!
Abs,
SH.
-
Todo e qualquer recurso de uma organização é abundante? Puxa! É uma visão muito otimista.
Concordo que alguns insumos, como os das empresas citadas por vc, sejam mesmo abundantes, não estou contraditando isso.
Contudo, entendo que determinados recursos podem ser escassos, e essa situação de escassez, a depender do impacto gerado na organização, pode vir a provocar conflitos. São possibilidades, afinal, a ciência da Administração não absoluta.
Sobre o Chiavenato, gostaria que os livros dele não fossem a referência para a maioria das bancas, mas são. Existem obras muito melhores e originais, como a do Araújo, Djalma de Oliveira, Richard Daft, Lacombe, entre outros.
Enfim, tenho quase todas as obras do Chiavenato desde os tempos da faculdade. Servem para o propósito do concurso, e é o que importa no fim das contas.
-
Rakel, você está coberta de razão nos comentários.
A boa prática de Administração de Recursos Materiais recomenda que não se tenham recursos abundantes em estoque. Os recursos devem ser limitados e gerenciados de modo eficiente/eficaz pelos gestores, a fim de que a funcionalidade da organização não seja comprometida.
O LEC (lote econômico de compra), por exemplo, tem um de seus contrapontos o fato do tamanho do lote poder gerar aumento de despesas com armazenagem.
Caro, Sérgio, realmente não há que se falar em asneira ao se afirmar que os recursos são sempre escassos (limitados). Você verá isso no seu novo livro do Chiavenato.
Até mais,
-
Vejamos item por item.
I) Quando há problemas de delimitação de responsabilidades, certamente as pessoas perceberão o problema. Item certo.
II) Não há como afirmar que todas as formas, por si só, geram essas tensões. Item errado.
III) Dentro de uma organização, todos dependem de todos, havendo, de fato, esse espaço para problemas ou soluções. Item certo.
IV) É fato: recursos são escassos. Se aumenta de um lado, diminui de outro. Um departamento mais rico significa outro departamento mais pobre. Item certo.
V) Não dá para afirmar que são incompatíveis, embora diferentes.
Item errado.
Gabarito: B
Fonte: Prof. Vinício O. Ribeiro - Ponto dos Concursos
-
Sérgio,
como disse o amigo, em breve você verá isso no livro do Chiavenato. Sim, só lo livro dele, pois a realidade é muito diferente, inclusive para que 90% do que se fala eu nunca vi na administração pública nem no meu tempo de iniciativa privada ...
-
I. Quando os papéis dentro de uma organização são ambíguos, a probabilidade de que as pessoas sintam que estão trabalhando para objetivos incongruentes é grande. Correto. É a chamada ambiguidade de jurisdição, fonte de conflitos nas organizações. Sou eu que faço isso ou ele?
II. Toda forma de hierarquia e departamentalização funcional leva a diferenciações internas às organizações que geram tensões e resultam quase sempre em conflitos. Negativo. A hierarquia é necessária para evitar a ambiguidade de funções. Logo, errada.
III. As atividades e os objetivos dos grupos dentro de uma organização são interdependentes, surgindo oportunidades para que um grupo possa apoiar ou prejudicar o trabalho dos demais.Correto, o departamento de finanças pode querer cortar gastos e o de marketing injetar rios de dinheiro em campanhas publicitárias.
IV. Como os recursos compartilhados por uma organização são sempre limitados e escassos, quando um grupo deseja ampliar seus recursos outro grupo terá de perder ou abrir mão de uma parte dos seus. Verdade. É a chamada competição por recursos escassos, uma das principais fontes de conflito nas organizações.
V. Quando existem objetivos concorrentes, por força da especialização, desenvolve-se a percepção de interesses e objetivos diferentes, inevitavelmente incompatíveis. Verdade. Vide questão parecida: QUESTÃO CERTA: Quando uma organização cresce de forma acentuada, resultando na formação de grupos cada vez mais especializados, os conflitos decorrentes deste processo são explicados: pelo surgimento de objetivos organizacionais concorrentes.
Resposta: Letra B.
-
As principais causas de conflito organizacional, para Berg (2012), são:
▪ Mudanças: as mudanças ocorrem principalmente por pressão do mercado, forçando a organização a adaptar-se às novas realidades. Essas alterações são geralmente de caráter tecnológico, estrutural ou comportamental, buscando com isso melhorar a eficácia na busca por resultados, aumentar ou manter lucros, enxugar custos, atualizar a organizações em todos os aspectos, crescer ou manter-se no mercado. Mudanças organizacionais podem trazer demissões, reestruturações e espalhar medo e resistência, por isso representam uma fértil fonte de conflitos.
▪Recursos limitados: a escassez de recursos, devido a enxugamentos promovidos pelas organizações para tornarem-se competitivas, são motivo de muitos atritos, pois podem limitar o desempenho de colaboradores e departamentos. As limitações vão desde dinheiro até às pessoas, o que gera muitas vezes grandes jornadas de trabalho objetivando o alcance de metas em detrimento à interação entre gestores e subordinados, podendo ocasionar cansaço, estresse e descontentamento geral.
▪Choque entre metas e objetivos: impasses entre departamentos ou diretorias são comuns atualmente nas organizações, em função principalmente das metas e objetivos que se chocam, por falta de comunicação e sintonia entre as áreas. A causa desse fator é geralmente o planejamento deficiente, que compartimentado, prioriza muitas vezes ações emergenciais e isoladas de setores distintos, sem dedicar-se a integração de objetivos e metas da organização como um todo.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes
-
O item II generaliza. Fui direto nela.