SóProvas


ID
690502
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Após análise das afirmativas abaixo:

I. Nos mamíferos, a troca materno-fetal de nutrientes durante o desenvolvimento embrionário possibilitou a seleção de espécimes que apresentavam pouco vitelo em seus óvulos, resultando em um grupo que apresenta óvulos alécitos.

II. A segmentação dos ovos do Aedes aegipty é do tipo meroblástica superficial, já que ocorre apenas na superfície do ovo, onde se concentra citoplasma sem vitelo.

III. Ovos heterolécitos e telolécitos têm idêntica distribuição de citoplasma e de vitelo, diferindo apenas quanto ao tipo de clivagem.

pode-se concluir que está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • O desenvolvimento da placenta nos mamíferos e a troca materno-fetal possibilitou a seleção de óvulos com pouco vitelo ou óvulos alécitos, característicos desse grupo, item I correto. Os artrópodes possuem óvulos centrolécitos, com vitelo concentrado na região central, próximo ao núcleo. Nesse tipo de célula, o vitelo não se divide, ao contrário do núcleo, por isso a segmentação é dita meroblástica superficial, item II correto. Os óvulos heterolécitos apresentam muito vitelo distribuído em um pólo distinto na célula: pólo animal (contendo o núcleo) e o pólo vegetativo (contendo o vitelo). Além disso a clivagem é holoblástica desigual. Já os óvulos telolécitos são maiores e também apresentam muito vitelo. Porém, o núcleo e o citoplasma, nesse caso, formam uma espécie de gota sobre o pólo com enorme concentração de vitelo. A segmentação é meroblástica discoidal, item III incorreto.


    Letra E correta.