SóProvas


ID
69370
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos que apresentam valor primário e que são indispensáveis à manutenção das atividades cotidianas de uma pessoa física ou jurídica constituem, segundo Jean- Yves Rousseau e Carol Couture, os chamados

Alternativas
Comentários
  • VALOR DOS DOCUMENTOS:1 - VALOR* Primário/Administrativo - Corrente - Intermediário*Secundário/Histórico - Permanentes,BONS ESTUDOS!!!
  • Quando se trata de vida de um documento em uma instituição, geralmente temos:Idade: Primeira - Segunda - TerceiraTipo de Arquivo: Corrente - Intermediário - PermanenteO valor está ligado a necessidade que a instituição pode ter em relação aquele documento, ou seja, a frequência de acesso, uso. Neste caso os socumentos de valor primário, estão ligados aos arquivos CORRENTES E INTERMEDIÁRIOS. O valor secundário remete-se ao valor histórico ou social do documento, portanto relacionado ao arquivo PERMANENTE, a questão possui duas alternativas corretas.
  • discordo do amigo abaixo. o enunciado dita "INDISPENSÁVEIS à manutenção das atividades COTIDIANAS", o que elimina a hipótese da resposta correta ser a "A", pois os arquivos intermediários não são usadas frequentemente, essa é uma característica dos correntes.
  • Arquivo corrente ou arquivo de gestão é o conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e frequência de uso.
  • Os documentos de elevado valor primário e que são indispensáveis às rotinas administrativas, são os documentos do arquivo corrente, segundo os autores.

    Portanto está correta a alternativa de letra "C".
  • Gabarito: C

     

    Definições
    a) Arquivo corrente ou de primeira idade guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/adminis​trativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.

     

    b) Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.
    Obs.: O prazo precaucional (precaução) dos conjuntos documentais deverá ser cumprido nos arquivos intermediários (pressupõe a garantia de direitos).

     

    c) Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.
     

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.

  • arquivos correntes.