SóProvas


ID
695176
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em princípio, o preço de um produto de software para o cliente é simplesmente o custo do desenvolvimento mais ou lucro para o desenvolvedor. No entanto, na prática, a relação entre o custo do projeto e o preço proposto para o cliente não costuma ser tão simples, pois aspectos organizacionais, econômicos, políticos e comerciais, dentre outros, podem alterar este preço. Dentre os fatores que podem alterar o preço de um software,

Alternativas
Comentários
  • Os acordos de níveis de serviço não estão relacionados ao desenvolvimento, e sim a prestação de um serviço. 
  • alguém pode indicar uma fonte respeitada que afirma que os SLA`s não alteram o preço de um software?

    pois, ao meu ver, se os SLA`s forem rigorosos eles aumentariam o custo de desenvolvimento. se a empresa tem obrigações a cumprir, entendo que quanto mais obrigações de SLA e quanto mais rigorosas elas forem mais caro se tornará o produto.
  • concordo o SLA afeta o custo do soft...
  • A questão saiu do livro do sommerville no capítulo sobre gerência de projetos em que ele fala sobre custo de software.
    Os 4 fatores que ele indica como que podem alterar o preço de um software são:

    condições contratuais; oportunidade de mercado; incerteza de estimativa de custo; saúde financeira da empresa desenvolvedora;
  • Mesmo com a fundamentação de Sommerville, SLA podem mudar sim o preço de um software. 

    Se ninguém tiver um argumento que me prove o contrário, considero esta questão com todas alternativas corretas.

    Bons estudos!
  • Reforçando a opinião dos colegas, trabalho em uma empresa federal e em uma renovação de um grande contrato de prestação de suporte TI, solicitamos a alteração de SLA, de forma que o atendimento fosse imediato, e não mais em uma relação tempo x criticidade (padrão), desta forma a empresa alocou empregados dentro da nossa estrutura de TI e o custo aumentou consideravelmente sim.
    Isto nos deixa em uma situação difícil, já que em alguns casos, grandes referências como Presman, Sommerville, Tanenbaum, etc..não sustentam a realidade, desta forma, em minha opinião, já que nosso objetivo é acertar as questões, temos que ser pragmáticos e responder o que a banda quer ler.

    Abraços,

    Renato
  • Como foi dito por outra pessoa, desenvolvimento de software não tem a ver com SLA. SLA é operação.

    Pode ser que no contrato exista algum detalhamento em relação a SLA, mas isso provavelmente vai acontecer porque muitas vezes a empresa que desenvolve também opera o software.

  • Há uma confusão grande a alguns que comentaram aqui.

    Em primeiro lugar, a questão é de Gerenciamento de Projetos e não de Governança de TI ou Desenvolvimento de Software. A questão baseia-se na aquisição de um software do comprador com a empresa desenvolvedora. Podemos perceber isto no seguinte trecho: "a relação entre o custo do projeto e o preço proposto para o cliente". Projeto tem início, meio e fim.

    O comentário de Renato Silva, sobre sua empresa, trata-se de uma operação, com um sistema já implantado, onde há necessidade de um time de desenvolvimento para inserir / excluir / modificar / corrigir necessidades da empresa cliente pós sistema implementado (o sistema implementado, por exemplo, no ano 2012, pode sofrer alterações devido a uma série de fatores novos, pós 2012 - mudanças estratégicas, exigências do governo, etc). Via de regra, isto não é um projeto, pois não irá criar nada "novo" (todavia, no mercado convém chamar de projeto). Trata-se de um suporte operacional às necessidades da empresa cliente. 

    Em projetos de desenvolvimento, não existe SLA's para atender necessidades. Existe a parte de entendimento do negócio do cliente, levantamento de requisitos, casos de uso, prototipação de tela, desenvolvimento via fábrica de software, testes, treinamento com a ferramenta e entrega do projeto. Após a entrega, convém "dar" ao cliente um período para caso haja problemas decorrentes do desenvolvimento para a empresa desenvolvedora conserte. Entretanto, isto não é SLA, e sim um erro na execução do projeto, que não foi verificado (possivelmente devido ao tamanho do projeto). Mas isto não é um acordo de nível de serviço, pois não há serviço. Apenas a correção de um erro identificado.