SóProvas


ID
695218
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Cada roteador conhece todos os detalhes sobre como rotear pacotes para destinos dentro de sua própria região, mas não conhece nada sobre a estrutura interna de outras regiões. Trata-se de propriedade típica do roteamento

Alternativas
Comentários
  • roteamento hierárquico-Hierarchical routing- uma intranet com high speed network backbone subdivide em routers conectando workgroups, ocupando espaço em essa LAN. SOmente routers em main backbone sabem como rotear para outras LANs. Os demais dentro da LAN fazem lookup query a main router para usar default routing.
  • A questão está descrevendo o roteamento Inter-AS, também chamado de hierárquico.
    Todos os outros itens são de roteamento Intra-AS

    Fonte: Kurose 3° Edição
  • http://pt.wikiteka.com/documento/testa-4/

    Roteamento pelo caminho mais curto: dependendo do Menor número de hops, distância geográfica, tempo para percorrer.

    Roteamento por inundação (flooding):Cada pacote de entrada é enviado para todas as linhas de saída, exceto para aquela em que chegou. Este algoritmo gera pacotes duplicados, uma técnica é a adoção de contador de hops no cabeçalho do pacote,  é decrementado quando passa por um roteador. Quando o contador zerar, o pacote é descartado.                                                                                                                                                                              

    Roteamento por estado de enlace : Descobrir seus vizinhos e aprender seus endereços de rede. Medir o custo, até cada um, criar um pacote, enviar esse pacote a todos os outros roteadores. Calcular o caminho mais curto até cada um dos outros roteadores.                                                                                                                                                      

    Roteamento hierárquico: À medida que as redes aumentam de tamanho, as tabelas de roteamento dos roteadores crescem proporcionalmente. Solução os roteadores são divididos por regiões, com cada roteador conhecendo todos os detalhes sobre como rotear pacotes para destinos dentro de sua própria região, sem conhecer nada sobre a estrutura interna das outras regiões.                                                                                                                               Roteamento por difusão (broadcasting): Em algumas aplicações, os hosts precisam enviar mensagens a muitos outros hosts é preciso enviar as informações por difusão a todas as máquinas que queiram recebê-las.

    Roteamento para hosts móveis: trouxeram um problema para as redes: antes de rotear para um hot é preciso localizá-lo.
  • A grande desvantagem dos algoritmos baseados em Link State, tanto em redes móveis como em redes fixas, é que o cálculo do menor caminho exige que se tenha um mapa de toda a rede. Esta característica pode exceder a capacidade dos nodos de menor capacidade em grandes redes Com o aumento das tabelas, não só mais memória é necessária, mas também maior poder de processamento e maior banda de rede.

    A principal meta dos algoritmos hierárquicos é diminuir o tamanho das tabelas de rotas. A idéia é dividir a rede em regiões (ou domínios), onde cada roteador conhece tudo sobre a sua região, mas nada sobre a estrutura interna de outras regiões. Esta idéia, como já foi mencionado, é o princípio do Zone Routing Protocol (ZRP) for Ad Hoc Networks , um dos protocolos mais escalares para MANETs.

    Em todas as regiões existe pelo menos um nodo responsável por fazer o roteamento para fora da região. Este nodo é conhecido por todos os outros e se algum nodo precisar enviar pacotes para fora da região, eles são enviados para o nodo responsável pelo roteamento inter-domínios. Podem ser usados protocolos diferentes neste roteamento, já que não é necessário que seja o mesmo usado no roteamento intra-domínio.

    Para redes grandes, como a Internet por exemplo, dois níveis hierárquicos podem ser insuficientes. Pode ser necessário agrupar regiões em clusters, os clusters em zonas, zonas em grupos e só então, atribuir um nome para este agrupamento.

    O roteamento hierárquico reduz significativamente o tamanho das tabelas de roteamento e a necessidade de poder computacional dos roteadores. Mas existe um custo associado a esta vantagem, que é o aumento do tamanho dos caminhos. Felizmente como Kamoun e Kleinrock apresentam em, este é um custo aceitável já que o número ótimo de níveis para uma rede com N nodos é de lnN, exigindo um total de e lnN entradas na tabela de roteamento.

    Esta abordagem de roteamento, em particular, não pode ser aplicada diretamente às redes ad hoc. Não existe uma forma de separar os nodos por região, já que eles são móveis e não estão necessariamente sempre na mesma região, mas o conceito é muito útil e interessante.  

  • LETRA A.

    Segundo Tanenbaum(2011,p.237),"Quando o roteamento hierárquico for utilizado, os roteadores serão divididos naquilo que denominaremos regiões, com cada roteador conhecendo todos os detalhes sobre como rotear pacotes para destinos dentro de sua própria região, mas sem conhecer nada sobre a estrutura interna de outras regiões. "

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.