-
Para assinar digitalmente um arquivo, aplica-se inicialmente uma função matemática a esse arquivo, obtendo-se um resumo criptográfico (hash) desse arquivo. A função matemática utilizada é chamada função hash.
A aplicação da função hash garante a integridade de um documento na medida em que qualquer alteração no conteúdo desse documento altera o resultado da função hash aplicada sobre o mesmo. A função hash realiza o mapeamento de uma sequencia de bits (todo arquivo digital é uma sequencia de bits) de tamanho arbitrário para uma sequ?ência de bits de tamanho fixo, menor. O resultado é chamado de hash do arquivo. Os algoritmos da função hash foram desenvolvidos de tal forma que seja muito difícil encontrar duas mensagens produzindo o mesmo resultado hash(resistência à colisão) e, que a partir do hash seja impossível reproduzir a sequencia que o originou.
O signatário de um documento ao aplicar a função hash está gerando uma espécie de “impressão digital” do conteúdo do documento. Perminindo verificar sua integridade.
Fonte: http://www.jf.jus.br/cjf/tecnologia-da-informacao/identidade-digital/o-que-e-assinatura-digital
-
LETRA A.
Segundo Stallings(2008,p.469),"Função de Hash: Uma função que mapeia um bloco de dados ou uma mensagem de tamanho variável para um valor de tamanho fixo,chamado código de hash. A função é elaborada de tal forma que,quando protegida, oferece um autenticador para o dados ou mensagem. Também conhecido como resumo da mensagem."
Bibliografia:
CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE REDES-4 EDIÇÃO 2008-WILLIAN STALLINGS
-
Função de Hash, entre as principais funções destacam-se os algoritmos de hash MD5 e SHA-1.