-
I - As autoridades tributárias podem determinar exigências específicas para atender a seus próprios interesses e, consequentemente, mudar a estrutura conceitual para elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro de propósito geral. As autoridades tributárias não pode mudar a estrutura conceitual. ERRADO
II - A avaliação da administração da entidade quanto à responsabilidade que lhe tenha sido conferida e quanto à qualidade de seu desempenho e de sua prestação de contas é uma das necessidades comuns da maioria dos usuários dos relatórios contábil-financeiros de propósito geral. CORRETO
III - O regime de competência retrata com propriedade os efeitos de transações e outros eventos e circunstâncias sobre os recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação nos períodos em que ditos efeitos são produzidos. CORRETO
IV - Comparabilidade é a característica qualitativa que define o uso dos mesmos métodos para os mesmos itens, tanto de um período para outro, considerando a mesma entidade que reporta a informação, quanto para um único período entre entidades. Comparabilidade é a caracteristica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridade dos itens e diferenças entre eles requerendo no mínimo de dois itens: consistência que refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmos itens de um período. ERRADO
-
Só complementando o comentário postado pelo Silvando
o item IV é a definição de consistência e não de comparabilidade.
CPC 00 (R1)
QC22. Consistência refere-se ao uso dos mesmos métodos para os
mesmos itens, tanto de um período para outro considerando a mesma
entidade que reporta a informação, quanto para um único período entre
entidades.
-
O conceito do ítem IV é o conceito de consistência e não de comparabilidade.
-
http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=6Vvj5hbUr2_IT27oGEgMIyFULzi1DyCGRHP4_eKql_E~
Questão comentada por Gabriel Rabelo
-
Sobre o item IV: o q é comparar? Comparar é encontrar similaridades e diferenças em algo. Para fazer isso, é necessário q os objetos comparados possuam consistência, ou seja, q tenham sido utilizados os mesmos métodos para construí-los! Pronto! Agora já dá pra entender o q é comparabilidade e consistência; sem decoreba!
-
Conforme se lê da Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro:
Item I. "Asdemonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas para usuários externos emgeral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas.Governos, órgãos reguladores ou autoridades tributárias, por exemplo, podemdeterminar especificamente exigências para atender a seus próprios interesses.Essas exigências, no entanto, não devem afetar as demonstrações contábeiselaboradas segundo esta Estrutura Conceitual."
Item II. Demonstraçõescontábeis elaboradas com tal finalidade satisfazem as necessidades comuns damaioria dos seus usuários, uma vez que quase todos eles utilizam essas demonstraçõescontábeis para a tomada de decisões econômicas, tais como:
(...)
(b) avaliar a administração da entidade quantoà responsabilidade que lhe tenha sido conferida e quanto à qualidade de seudesempenho e de sua prestação de contas;
Item III. OB17. O regime de competência retrata com propriedade os efeitos de transações e outroseventos e circunstâncias sobre os recursos econômicos e reivindicações daentidade que reporta a informação nos períodos em que ditos efeitos sãoproduzidos, ainda que os recebimentos e pagamentos em caixa derivados ocorramem períodos distintos.
Item IV. QC21.Comparabilidade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiqueme compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles. Diferentementede outras características qualitativas, a comparabilidade não está relacionadacom um único item. A comparação requer no mínimo dois itens.
[ ]s,
-
IV - A consistência refere-se ao uso dos mesmos métodos para.....
Veja, a consistência auxilia na comparabilidade, e a alternativa descreve o conceito de consistência e não de comparabilidade.
-
Comparabilidade: similaridades dos itens e diferenças entre eles.
Consistência: refere-se ao uso dos mesmos métodos para os
mesmos itens
-
Características Qualitativas Fundamentais
Relevância - Capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelo usuários; Pode ter valor preditivo, valor confirmatório ou ambos;
Representação Fidedigna - Completa, neutra e livre de erros.
Completa: a informação deve conter o necessário para que o usuário compreenda o fenômeno que está sendo retratado
Neutra: a informação deve estar livre de viés na seleção ou na apresentação, não podendo ser distorcida para mais ou para menos.
Livre de erros :o processo para obtenção da informação deve ter sido selecionado e aplicado livre de erros ou omissões. Lembrando que ser livre de erros não significa total exatidão.
Características Qualitativas de Melhoria
Comparabilidade - é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles. A comparabilidade não está relacionada com um único item. A comparação requer no mínimo dois itens. Não significa o mesmo que Consistência e Uniformidade.
Consistência refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmos itens, tanto de um período para outro considerando a mesma entidade que reporta a informação, quanto para um único período entre entidades.
Verificabilidade - assegurar aos usuários que a informação representa fidedignamente o fenômeno econômico que se propõe representar.
Tempestividade - significa ter informação disponível para os tomadores de decisão e poder influenciá-los em suas decisões.
Compreensibilidade - Classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão. A exclusão de informações complexas faz com que os relatórios sejam considerados incompletos e potencialmente distorcidos.
-
CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS
- FUNDAMENTAIS
- Relevância
- Representação Fidedigna
- DE MELHORIA
- Comparabilidade
- Compreensibilidade
- Tempestividade
- Verificabilidade