SóProvas


ID
696157
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A partir das décadas de 60/70, ampliou-se a rede de serviços sociais e também a demanda do trabalho do Assistente Social.

Nesse contexto, a intervenção do serviço social refere-se a respostas

Alternativas
Comentários
  • Nos anos de 1960 e 1970, o mercado de trabalho do assistente social se expande no país, tanto no âmbito do Estado e execução de suas políticas sociais, que ainda permanece sendo o maior empregador desses profissionais, quanto nas empresas privadas, que passam a requisitar em maior escala esse profissional, sobretudo, para controlar e enquadrar a classe trabalhadora. Naquele período, devido ao desenvolvimento social, político e econômico do país conduzido pela autocracia burguesa, os assistentes sociais tiveram sua formação e prática refuncionalizadas pela política educacional imposta pela ditadura, que intervia diretamente na sua formação profissional, e pela exigência de técnicos racionais. É fato que a intervenção da autocracia burguesa na profissão se dava com vistas a captura desses profissionais que além de serem demandados para intervir na questão social, respondendo às necessidades da população, deveriam contribuir para a manutenção da ordem imposta.


    RESPOSTA: E


  •  Gabarito letra "E" - Yasbek ( s/ data) assinala que a institucionalização do Serviço Social profissional, seu assalariamento e ocupação de um espaço na divisão social e técnica do trabalho, assim como a estruturação de seu mercado de trabalho particular é resultante de relações históricas, sociais, políticas e econômicas que moldaram sua necessidade social e definiram os seus usuários no contexto de expansão do “modelo laboral”. Destarte, seu significado social, suas demandas, tarefas e atribuições devem ser identificados dentro da trama de relações que constituem a vida social e particularmente nas respostas que a sociedade e o Estado constroem frente a necessidades sociais dos homens em múltiplas dimensões.

     

    file:///C:/Users/Cliente/Downloads/Voluntariado_e_Profissionalidade_na_Interven%C3%A7%C3%A3o_Social%20(1).pdf

  • A partir das décadas de 60/70, ampliou-se a rede de serviços sociais e também a demanda do trabalho do Assistente Social. 
    Nesse contexto, a intervenção do serviço social refere-se a respostas,

     - que a sociedade e o Estado constroem frente às necessidades sociais dos homens, em suas dimensões materiais e culturais.

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

    Nos anos de 1960 e 1970, o mercado de trabalho do assistente social se expande no país, tanto no âmbito do Estado e execução de suas políticas sociais, que ainda permanece sendo o maior empregador desses profissionais, quanto nas empresas privadas, que passam a requisitar em maior escala esse profissional, sobretudo, para controlar e enquadrar a classe trabalhadora. Naquele período, devido ao desenvolvimento social, político e econômico do país conduzido pela autocracia burguesa, os assistentes sociais tiveram sua formação e prática refuncionalizadas pela política educacional imposta pela ditadura, que intervia diretamente na sua formação profissional, e pela exigência de técnicos racionais. É fato que a intervenção da autocracia burguesa na profissão se dava com vistas a captura desses profissionais que além de serem demandados para intervir na questão social, respondendo às necessidades da população, deveriam contribuir para a manutenção da ordem imposta.


    RESPOSTA: E

  • Assim sendo, é preciso ultrapassar a análise do Serviço Social em si mesmo para situá-lo no contexto de relações mais amplas que constituem a sociedade capitalista, particularmente, no âmbito das respostas que esta sociedade e o Estado constroem, frente à questão social e às suas manifestações,em múltiplas dimensões. Essas dimensões constituem a sociabilidade humana e estão presentes no cotidiano da prática profissional, condicionando-a e atribuindo-lhe características particulares.

    Fonte: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/3D6F81pn1Nsm7IhGdgh1.pdf