SóProvas


ID
696499
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma das características do Quality of Service (QoS) em redes de computadores é que

Alternativas
Comentários
  • Quality of service é um modelo de desempenho para telefonia convencional que é adotado para pc networks por conter  características que otimizam a rede, e.g.em ATM circuitos lógicos conectam nodes de ponta a ponta e o circuito da informação -por onde voz, video ou dados circulam- assume diferentes velocidades para diferentes tipos de informação, embora a rede continue a mesma.

    A meta de QoS em telefonia é garantir o desempenho da rede como foi planejada no design original: transmitir a voz dos falantes com noise reduction & mínimo delay a fim de manter a conversa. Para tanto, é necessário dar prioridade para real-time data (dados de tempo real). Em redes de pc's, isso é análogo a preferir dedicação maior a VoIP (voice over ip) do que a non-real time data (e.g. downloads).
  • As aplicações que necessitam de maior confiabilidade em sua transmissão acabam marcando seus pacotes para que estes sejam tratados posteriormente pelos servidores de redes , recebendo com isso um tratamento diferenciado.
     o correto seria a resp = E.
  • As caracteristicas são confiabilidade, retardo, jitter e largura de banda.
    a) servidores não ajudam em roteamento de pacotes, muito menos existe um alarme. O que pode haver mais próximo de um alarme é a detecção de um possível congestionamento e a tomada de medidas para evitá-lo.
    b) QoS não significa necessariamento não haver atraso nem perda de pacotes, pelo contrário, existem aplicações que admitem atrasos e por isso recebem prioridade menor, com relação a perda de pacotes é praticamente impossível não havê-lo, inclusive pode ser uma medida para evitar congestionamentos na rede, exemplo técnica do balde furado.
    c) aplicações que não admitem atraso podem reservar recursos para a transmissão, confiabilidade não necessita reserva de canal.
    d) aqui é todo um contexto que não se restringe somente a conexão mas a capacidade de processamento dos roteadores. Não adianta conexões de fibra óptica se os roteadores tem baixa capacidade de processamento dos pacotes.
    e) correta. Implementado pela arquitetura DiffeServ
  • Essa resposta está errada: no DiffService, os pacotes são marcados e recebem tratamento diferenciado dos roteadores em que eles passam, mas na questão está dizendo Servidores. Um servidor que implementa Qos pode até tratar um pacote como preferencial, mas se o resto da rede (roteadores) não o fizer , a tag vai ser inútil.

  • complicado ein, servidores de rede? e outra, são as aplicações mesmo que marcam os pacotes? não são os roteadores de borda? o que impede um app de marcar todo meus pacotes como "mega importantes"? vi em uma aula que sinalizar QoS parte da aplicação, mas me parece bem esquisito... alguém pode me dar uma luz nesse tópico?

  • Por que a Letra C não está correta? Para mim a letra C é a definição do IntServ e a letra E do DiffServ.

  • Leandro, as aplicações podem sim marcar os pacotes, assim como roteadores de borda. 

    O que impede um app de marcar todo meus pacotes como "mega importantes"? NADA.

    Os pacotes podem ser marcados como bem entender, a diferença é que os roteadores (de borda ou do core) podem justamente ignorar (ou descartar) esses pacotes uma vez que o limite de pacotes "mega importantes" for atingido. O limite normalmente é estabelecido pelo SLA entre o provedor e o cliente. Ex: Se um cliente "X" comprou um pacote da operadora "V" que permite "100MB" de dados diferenciados (ouro, prata ou bronze, por exemplo) ao atingir esse limite os pacotes serão transmitidos sem nenhuma diferenciação dos demais.

     

    Espero ter esclarecido sua dúvida.