SóProvas


ID
696529
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para que um programa de computador seja considerado software livre, este programa

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    O que é software livre

    Software Livre, ou Free Software, conforme a definição de software livre criada pela Free Software Foundation, é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte.

    Software Livre é diferente de software em domínio público. O primeiro, quando utilizado em combinação com licenças típicas (como as licenças GPL e BSD), garante os direitos autorais do programador/organização. O segundo caso acontece quando o autor do software renuncia à propriedade do programa (e todos os direitos associados) e este se torna bem comum.

    até mais!

    ;)

  • O que é software livre?

    Software livre (free software) é um conceito de extrema importância no mundo da computação. Para estar nesta condição, o software precisa ter características atreladas a aspectos de liberdade. Pode-se dizer, portanto, que o software livre é um movimento social, que defende uma causa

    Para isso, a Free Software Foundation tomou quatro "fundamentos" como base:

    No caso da primeira liberdade, um indivíduo ou uma organização pode utilizar o software em qualquer atividade, em qualquer quantidade de computadores.

    A segunda liberdade, por sua vez, dá acesso ao código-fonte do programa para que a pessoa possa estudá-lo ou alterá-lo conforme a sua necessidade.

    A terceira liberdade diz respeito à permissão dada ao usuário de distribuir quantas cópias quiser do programa, mesmo porque esta é uma forma de torná-lo acessível a um número maior de pessoas. O mesmo vale para o código-fonte do software.

    Por fim, a quarta liberdade consiste na permissão que o usuário tem para alterar um software ou mesmo colaborar com o seu desenvolvimento, permitindo que outras pessoas ou organizações tirem proveito de algo que ele aperfeiçoou.

    * O que é Código-fonte? Em poucas palavras, são as instruções que formam um programa. O código-fonte é baseado em uma linguagem de programação. Depois de concluído, esse código deve ser transformado em linguagem de máquina para que o computador efetivamente faça das instruções um software. Tendo acesso ao código-fonte, uma pessoa com conhecimentos para isso pode estudá-lo ou mesmo alterá-lo conforme sua necessidade ou interesse




     

  • O que é software gratuito?

    Quando nos referimos a um software meramente gratuito (freeware), estamos falando de um programa que você pode utilizar sem pagar. Perceba, com isso, que um software pode ser gratuito e livre, por outro lado, pode ser também gratuito e fechado. Um software nesta condição é restrito, isto é, somente o autor ou a entidade que o desenvolve tem acesso ao código-fonte, portanto você não pode alterá-lo ou simplesmente estudá-lo, somente usá-lo da forma como foi disponibilizado. Muitas vezes, há limitações também em sua distribuição.

    Neste ponto, você já consegue perceber que software livre e software gratuito não são a mesma coisa

  • Todo software livre é gratuito?

    Você já sabe que o software livre consiste na ideia de que você possa utilizar, distribuir, estudar o código-fonte ou até modificá-lo, sem necessidade de pedir autorização ao seu desenvolvedor. Softwares nestas condições geralmente não requerem pagamento, mas isso não é regra: um programa pode ser livre, mas não necessariamente gratuito.

    Uma pessoa pode pagar para receber um software livre ou cobrar para distribuir um programa nesta condição, por exemplo, desde que esta ação não entre em conflito com as liberdades apontadas pela Free Software Foundation.

    Como exemplo, um programador pode desenvolver um aplicativo, disponibilizá-lo como software livre e vendê-lo em seu site, desde que não impeça o comprador de acessar o código-fonte, fazer alterações, redistribuir e assim por diante.

    Perceba que esta é mais uma diferença entre software livre e um software meramente gratuito

  • Software Livre como proprio nome diz: Codigo fonte livre!
  • Caro Renato, veja a resposta de Diego Lima lá em cima.
  •  o software livre não tem que necessariamente ser gratuito, embora seja o que acontece na maioria dos casos. Estes softwares são acompanhados de uma licença especial como a GPL ou a BSD que disponibilizam o seu código-fonte. Sendo assim o software pode ser usado, copiado, estudado, modificado e passado adiante sem restrições. Portanto, ele está sob a proteção de direitos autorais garantida pelas licenças mencionadas. O software em domínio público é aquele cujo autor abre mão completamente da autoridade de sua criação e direitos associados. Neste caso, os direitos autorais estão extintos.

    http://dequemeestesoftware.blogspot.com.br/2010/06/software-livre-e-software-de-dominio.html

  • Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:

    • A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).
    • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
    • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo (liberdade 2).
    • A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

  • livre eh diferente de gratuito....


    vc eh livre pra correr pelado na rua, mas nao eh gratuito vc ir ao cinema sem pagar. Veja que livre ta associado: disponível para seus usuários

  • Pode-se fazer a conexão com buffet livre -----> é livre mas não é gratuito!

  • Resposta: LETRA D

     

    Um Software Livre caracteriza-se pela oferta aos usuários de 4 liberdades básicas:


    1. EXECUTAR o programa para qualquer propósito;
    2. ESTUDAR como o programa trabalha, podendo adaptá-lo às necessidades próprias (possuindo acesso ao código fonte);
    3. REDISTRIBUIR cópias para que você possa ajudar ao seu próximo;
    4. APERFEIÇOAR (modificar) o programa e liberar seus aperfeiçoamentos de modo que toda a comunidade se beneficie (possuindo acesso ao código fonte).

     

    CUIDADO: não confunda software livre com software gratuito. Softwares gratuitos não precisam, necessariamente, disponibilizar seu código fonte para o usuário final.

     

    Vídeo muito bom sobre Linux: https://youtu.be/TTeDrnd_JvY

  • ✅Gabarito Letra D.

    Uma das principais características do Software Livre é que nele é possível alterar o código fonte, ou seja, deve ter seu código fonte disponível para seus usuários.

    A GNU GPL estabelece que é permitido redistribuir cópias de um programa de maneira gratuita, de modo que isso venha a auxiliar outras pessoas.

    É permitido alterar o código fonte de softwares livres e fazer modificações e :

    • Estudar
    • Compilar o código fonte
    • Melhorar
    • Modificar
    • Redistribuir livremente o programa
    • Podendo ser ou não gratuito + ligado ao serviço

    A GNU GPL é uma licença de software Livre que permite a alteração do código fonte.

    Os softwares podem ser divididos em 3, são eles: Adware, Shareware, Freeware.

    Macete: FREESHAAD

    • FREE = Freeware
    • SHA = Shareware
    • AD = Adware

    Adware: pode ser considerado um Malware que exibe propagandas.

    Freeware: Software Gratuito

    Shareware: Parte disponibilizada para o usuário testar.

    Bons estudos!✌