SóProvas


ID
696550
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Um dos esquemas criptográficos mais utilizados atualmente é o esquema conhecido como criptografia de chave pública. Neste esquema,

Alternativas
Comentários
  • Para mim as letras A e B são dois esquemas criptográficos corretos. Um garante a identificação do remetente (letra A - Autenticidade)) e a outra opção garante que apenas o receptor irá abrir (letra B - Confidencialidade)).

    O que a questão realmente quer?

  • FCC meu caro... escolha a  mais certa
  • Para a FCC, criptografia assimétrica deve ser considerada como "método para alcançar confidencialidade". Essa é uma questão idêntica ao que caiu na prova do MPU em 2007: http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/89a94364-6a

    Portanto, criptografia = esconder letrinhas. :(
  • A alternativa (a), apesar de poder funcionar como descrito, se refere a assinatura digital, onde não se criptografa o conteúdo, apenas um hash do documento, que passa a valer como identificação de origem e garantia de integridade.
    Mas não se criptografam os dados.
    Afinal, se puder decriptografar usando a chave pública, que todo mundo tem, pra que criptografar então?
  • Gente, a letra A não está correta. 

    Na criptografia utilizando chave pública se  o emissor "A" envia uma mensagem para o receptor "B", que segurança haveria se "A" soubesse a chave privada de "B" ?!  

    "A" codifica a mensagem utilizando a chave pública de B e o receptor decodifica a mensagem com sua chave privada, que somente ele tem.

    O que pode confundir é que no caso da Assinatura Digital que é um mecanismo de autenticação, "A" cifra a mensagem com sua chave privada e envia para  "B". Então, "B" recebe a mensagem e decifra a assinatura com a chave pública do remetente, no caso "A".

    A criptografia de chave pública utiliza a combinação de uma chave privada e uma chave pública. A chave privada só é conhecida pelo seu computador, enquanto que a chave pública é dada por seu computador a todo computador que queira comunicar-se de forma segura com ele. Para decodificar uma mensagem criptografada, um computador deve usar a chave pública, fornecida pelo computador de origem, e sua própria chave privada"

    Bons estudos para todos!

  • Discordo dos comentários acima. A alternativa A não está errada e também não refere-se a assinatura digital. O conceito de assinatura digital envolve outros fatores não especificados, como funções hash. 

    Volta do à alternativa A, ela também está correta e nessa forma proverá autenticação e não repúdio. A alternativa B fornece confidencialidade. São dois modos de se trabalhar com os algoritmos assimétricos e portanto a questão possui duas respostas corretas.
  • Concordo plenamente com o colega Daniel. A questão deveria ter especificado nas alternativas A e B quem é o proprietário das chaves usadas. Por exemplo, quem é o dono da chave privada usada pelo emissor na alternativa A? Dessa forma seria possível determinar a resposta correta.

  • Marquei B porque presumi que o enunciado estava tratando de confidencialidade (sigilo), mas a A estaria correta se especificassem autenticação ou autenticidade.

  • Tanto a alternativa A quanto a B estão corretas, ENTRETANTO quando a banca FCC trazer uma questão com duas respostas marque a alternativa que diz respeito ao SIGILO/CONFIDENCIALIDADE. Quando não é mencionado no comando da questão, a FCC considera a resposta correta a forma DIRETA da criptografia.(CHAVE PÚBLICA DO RECEPTOR PARA CRIPTOGRAFAR;CHAVE PRIVADA DO RECEPTOR PARA DECRIPTOGRAFAR);(SIGILO).

  • Em momento algum da questão diz-se para marcar a mais correta...a B tá correta, Ok!

    Quanto à A, ela não especifica que tem que ser confidencialidade, e sim criptografia...que é um conceito genérico, abarcado pela letra A também!

    Questão ANULADA!

  • Concordo com o HTTP Concurseiros,

     Lembrando que o principal objetivo da criptografia e a confidencialidade. Quando vc utiliza a chave privada para criptografar, outras pessoas podem ler essa informação bastando ter a chave pública, o que confere apenas integridade, autenticação e não repúdio.