SóProvas


ID
697327
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Enquanto a definição de requisitos para um novo sistema é desenvolvida, uma melhor compreensão da necessidade dos usuários é alcançada, e é esperado que haja uma evolução nos requisitos do sistema para acomodar este novo entendimento das necessidades dos usuários. A partir dessa perspectiva de evolução, os requisitos são divididos em duas classes, permanentes e voláteis. Sobre a divisão dos requisitos voláteis, considere:

I. Requisitos mutáveis surgem à medida que a compreensão do cliente sobre o sistema aumenta, tornando-o apto a sugerir e requisitar mudanças.

II. Requisitos consequentes estão diretamente ligados a introdução de sistemas de computação na empresa, que podem modificar processos e criar novos métodos de trabalho.

III. Requisitos emergentes são os requisitos relativamente estáveis, que derivam da atividade principal da organização e se relacionam diretamente com o domínio do sistema.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Requisitos Voláteis

    Mutáveis Mudam de acordo com o ambiente Ex: requisitos que mudam de acordo com a taxa imposta em leis que mudam Emergentes Não são possíveis definir na construção do sistema Surgem durante a operação do sistema Consequentes São suposições de como o sistema funcionará Quando em operação os usuários irão demandar alterações Compatibilidade Dependem de outro equipamento ou processo Mudam conforme o processo ou o equipamento muda
  • (F) ITEM I -  Requisitos mutáveis surgem à medida que a compreensão do cliente sobre o sistema aumenta, tornando-o apto a sugerir e requisitar mudanças. Essa é a definição de requisitos EMERGENTES.

    (V) ITEM II - Requisitos consequentes estão diretamente ligados a introdução de sistemas de computação na empresa, que podem modificar processos e criar novos métodos de trabalho.
     
    (F) ITEM III -  Requisitos emergentes são os requisitos relativamente estáveis, que derivam da atividade principal da organização e se relacionam diretamente com o domínio do sistema.  Esta é a definição de requisitos PERMANENTES.


    Resumindo, segundo a classificação em requisitos PERMANENTES e  VOLÁTEIS (SOMMERVILLE) temos a separação dos tipos de requisitos voláteis, como foi explicado pelo colega acima:

    a) Mutáveis:  requisitos que mudam devido a mudanças no ambiente no qual a organização está operando.
    b) Emergentes:  surgem à medida que a compreensão do cliente sobre o sistema progide durante o desenvolvimento do software.
    c) Consequentes:  resultam da introdução do sistema em si na organização.
    d) Compatibilidade: requisitos que dependem de sistemas ou processos de negócios específicos dentro da organização.
  • O SommerVile dá um breve resumo disso em:

    http://www.cs.st-andrews.ac.uk/~ifs/Books/SE9/Web/Requirements/EnduringReq.html
  • Gerenciamento de requisitos

    Gerenciamento de requisitos no RUP está concentrado em encontrar as necessidades do usuário final pela identificação e especificação do que ele necessita e identificando aquilo que deve ser mudado. Isto traz como benefícios:

    • A correção dos requisitos gera a correção do produto, desta forma as necessidadades dos usuários são encontradas.
    • As características necessárias serão incluídas, reduzindo o custo de desenvolvimentos posteriores.

    RUP sugere que o gerenciamento de requisitos tem que seguir as atividades:

    • Análise do problema é concordar com o problema e criar medições que irão provar seu valor para a organização
    • Entender as necessidades de seus stakeholders é compartilhar o problema e valores com os stakeholders-chave e levantar quais as necessidades que estão envolvidas na elaboração da ideia
    • Definir o problema é a definição das características das necessidades e esquematização dos casos de uso, atividades que irão facilmente mostrar os requisitos de alto-nível e esboçar o modelo de uso do sistema
    • Gerenciar o escopo do sistema trata das modificações de escopo que serão comunicadas baseadas nos resultados do andamento e selecionadas na ordem na qual os fluxogramas de casos de uso são atacados
    • Refinar as definições do sistema trata do detalhamento dos fluxogramas de caso de uso com os stakeholders de forma a criar uma especificação de requerimentos de software que pode servir como um contrato entre o seu grupo e o do cliente e poderá guiar as atividades de teste e projeto
    • Gerenciamento das mudanças de requisitos trata de como identificar as chegadas das mudanças de requerimento num projeto que já começou
    (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/IBM_Rational_Unified_Process#Gerenciamento_de_requisitos)
  • Mutáveis se modificam por causa do ambiente do sistema. Emergentes surgem à medida que a compreensão do cliente do sistema se desenvolve. Consequentes resultam da introdução do sistema no ambiente do usuário. 

  • Letra A

    II. Requisitos consequentes estão diretamente ligados a introdução de sistemas de computação na empresa, que podem modificar processos e criar novos métodos de trabalho. 

    Requisitos consequentes

    São os requisitos baseados em suposições de como o sistema será utilizado. Quando o sistema é posto em uso, algumas destas suposições podem estar erradas. Usuários irão adaptar-se ao sistema e encontrar novas maneiras de usar suas funcionalidades, o que irá resultar em demandas dos usuários para mudanças no sistema.

  • Os requisitos voláteis são divididos em 4 tipos:

    Requisitos Mutáveis: se modificam por causa do ambiente do sistema. Ambiente onde o sistema está inserido. Sistemas que cuidam de impostos estão muito sujeitos a essas modificações.

    Requisitos Emergentes: surgem à medida que a compreensão do cliente sobre o sistema se desenvolve. Só aparecerão durante o desenvolvimento.

    Requisitos Consequentes: são resultado da introdução do sistema no ambiente do usuário. O usuário percebe a necessidade enquanto utiliza o sistema e esses requisitos são uma consequência do uso.

    Requisitos de Compatibilidade: dependem de algum outro elemento. Equipamento, processo, componente, etc. Conforme outros elementos mudam, esses requisitos também mudam.