SóProvas


ID
697390
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

É o modelo de dados que eliminou o conceito de hierarquia, permitindo que um mesmo registro estivesse envolvido em várias associações. Os registros, organizados em grafos, permitem o tipo de associação que define uma relação 1:N entre os tipos de registros proprietário e membro. Assim, para dois relacionamentos 1:N entre os registros A e D e entre os registros C e D é possível construir um relacionamento M:N entre A e D. Trata-se do modelo

Alternativas
Comentários
  • O modelo em redes surgiu como uma extensão ao modelo hierárquico, eliminando o conceito de hierarquia e permitindo que um mesmo registro estivesse envolvido em várias associações. No modelo em rede, os registros são organizados em grafos onde aparece um único tipo de associação (set) que define uma relação 1:N entre 2 tipos de registros: proprietário e membro. Desta maneira, dados dois relacionamentos 1:N entre os registros A e D e entre os registros C e D é possível construir um relacionamento M:N entre A e D.

    Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/modelo-de-redes-em-banco-de-dados/26541/
  • Um bom resumo dos modelos pode ser encontrado em:
    http://pt.kioskea.net/contents/bdd/bddtypes.php3
  • A grande sacada para matar questões de BD em redes é a palavra "grafos". Onde tiver essa palavra leia-se "em redes".
  • Obrigado pela dica da palavra GRAFOS, que desde então foi ”grafada" em minha mente para ser usada na hora da prova... Agora porque cargas d'água a Banca quer avaliar se eu sei detalhes sobre um modelo morto que ninguém mai usa???? Daí o que dizem "não adianta entender do assunto, precisa entender como será cobrado na prova". Bons estudos a todos!
  • hierárquico.-> em rede. -> relacional.->  orientado a objetos.

    Sendo que o orientado a objetos não foi aderido ao mercado. Ficando o relacional como padrão.

    Valeu Concurseirosss


  • O modelo que modifica o modelo hierárquico, eliminando o conceito de hierarquia e organizando os registros em grafos é o modelo em rede. A partir da informação de que os relacionamentos são conjuntos de carinalidade 1:n entre um proprietário e seus membros, percebemos que a questão toma o DBTG CODASYL como sendo o modelo em rede, e é esse o entendimento em boa parte das questões que referenciam o modelo.

    Como em qualquer modelo de dados, quando temos duas ligações 1:N para uma estrutura intermediária, no caso da questão o tipo de registro D, o relacionamento resultante é um relacionamento de cardinalidade M:N, ou muitos para muitos.

    Gabarito: A