SóProvas


ID
698770
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No treinamento da sensitividade o que vale

Alternativas
Comentários
  • Treinamento  da sensitividade constitui a técnica mais antiga e ampla de Desenvolvimento Organizacional (DO). Consiste em reunir grupos chamados T-groups (grupos de treinamento) que são orientados por um líder treinado para aumentar a sua sensibilidade quanto às suas habilidades e dificuldades de relacionamento interpessoal. O resultado consiste em maior criatividade (menos temor dos outros e menos posição de defesa), menor hostilidade quanto aos outros (devido à melhor compreensão dos outros), e maior sensitividade às influências sociais e psicológicas sobre o comportamento no trabalho. Isso favorece a flexibilidade do comportamento das pessoas em relação aos outros. Geralmente é aplicado de cima para baixo, começando na cúpula da organização e descendo ate os níveis mais baixos. Orientadas para o conteudo Leitura, instrução programada, instrução assistida por computador Orientadas para o processo Dramatização, treinamento da sensitividade, desenvolvimento de grupos   Mistas (conteúdo e processo) Estudo de casos, jogos e simulações, conferências e várias técnicas on-the-iob


     Fonte: www.faccamp.br/.../DESENVOLVIMENTO%20ORGANIZACIONA
    ...hermes.ucs.br/carvi/ccsa/dead/.../03.5%20T&D-Treinamento.doc

  • Treinamento de Sensitividade: Técnica muito antiga como o próprio Chiavenato afirma. Atualmente trabalha-se com conceitos de educação corporativa estimulando o auto-gerenciamento da carreira. 
  • O treinamento da sensitividade também é conhecido como RELO PLAYING, que é uma das técnicas de treinamento orientada quanto ao uso.
    Estas tecnicas de treinamento são : quanto ao uso - que envolve as tecnicas orientadas para o conteudo, tecnicas de treinamento orientadas para o processo(com o relo playing), tecnicas de treinamento mista, onde se transmite informação e se procura mudar atitudes e comportamentos...etc, etc
                                                                     
  • -O treinamento da sensitividade é uma técnica de Desenvolvimento Organizacional.
    - Como os colegas acima já explicaram seu conceito, vou tentar resumir mais algumas técnicas de DO, quais sejam:
       Análise transacional: é uma técnica que visa ao autodiagnóstico das relações interpessoais.É direcionada a indivíduos e não a grupos. Assemelha-se a uma terapia psicológica para melhorar o relacionamento interpessoal, permitindo a cada indivíduo autodiagnosticar sua inter-relação com os outros e modificá-la e melhorá-la gradativamente.
       Desenvolvimento de equipes: é uma técnica de alteração comportamental na qual várias pessoas de vários níveis e áreas da organização se reúnem sob a coordenação de um consultor ou líder e criticam-se mutuamente, procurando um ponto de encontro em que a colaboração seja mais frutífera, eliminando-se barreiras interpessoais de comunicação pelo esclarecimento e compreensão de causas. Ao final a equipe auto-avalia seu comportamento através de variáveis descritas anteriormente.
       Consultoria de procedimentos: é uma técnica em que cada equipe é coordenada por um consultor, cuja atuação varia. O consultor trabalha com os membros da equipe para ajudá-los a compreender a dinâmica de suas relações de trabalho em situações de grupo e auxiliá-los a desenvolver o diagnóstico de barreiras e as habilidades de solução de problemas para fortalecer o senso de unidade entre os membros, incrementar a relações interpessoais e aumentar a eficácia.
      
  • SEGUNDO IDALBERTO CHIAVENATO, AS TÉCNICAS DE DES.ORGANIZACIONAL  SÃO:
    Treinamento da Sensitividade=
    ensinar a dinâmica do comportamento eficaz e ineficaz de grupo. O treinamento de sensibilidade é uma técnica de desenvolvimento organizacional. Consiste em reunir grupos de treinamento que são orientados por um líder treinado para aumentar  a sua sensibilidade quanto às suas habilidades e dificuldades de relacionamento interpessoal. Portanto tem por objetivo enfatizar comportamentos eficazes e ineficazes do grupo.
    Análise Transacional
    Desenvolvimento de Equipes
    Consultoria de Procedimentos
    Reunião de Confrontação
    Retroação de Dados

    Fonte: Ponto dos Concursos-TRT-2012
    Professor: Marcelo Camacho
  • As técnicas orientadas para o conteúdo são formuladas para a transmissão de informações de conhecimentos como o uso da técnica de leitura, dos recursos audiovisuais, instrução programada e instrução assistida por computador (CHIAVENATO, 1999).

    Técnicas orientadas para o processo são formuladas para mudar atitudes, desenvolver consciência de si e de outros e desenvolver habilidades inter-pessoais. São as que fazem a integração entre os treinandos para fazer a mudança de comportamento ou atitude, é mais do que simplesmente transmitir conhecimentos cognitivos. Alguns processos são utilizados para desenvolver intra-visão inter-pessoal que é a consciência de um e de outros para mudar as atitudes e desenvolver relações humanas como a liderança.
    Entre as técnicas orientadas para o processo estão o role-playing, o treinamento da sensitividade, o treinamento de grupos-T, e etc (CHIAVENATO, 1999).

    Técnicas mistas são as técnicas que não só transmitem informações, como também procuram mudar atitudes e comportamentos. São usadas não apenas para transmissão de conhecimento substantivos ou conteúdo, mas também para alcançar objetivos estabelecidos para as técnicas mais orientadas. Das técnicas mistas, as que se sobressaem são os métodos de conferência, estudos de casos, simulações e jogos e várias técnicas do trabalho. (CHIAVENATO, 1999).

    Fonte:
    http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=nap57rnxi
  • Lembrem de colocar o gabarito, por favor. Nem todos são assinantes. :(

  • GABARITO C