SóProvas


ID
699409
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

NÃO é uma assertiva válida para os programas compactadores/descompactadores de arquivos

Alternativas
Comentários
  • Sobre os formatos dos arquivos

     

    Quando se fala em compressão de arquivos não se pode esquecer o formato .zip, pois este é dono de grande popularidade na Internet. Isto se deve ao fato de que o algoritmo de compressão deste tipo de arquivo não é proprietário, por isto será mais fácil você “topar” com um deles por ai, do que com seu concorrente, o .rar. Tendo em vista a questão a cima, fica mais viável você mandar um arquivo ZIP para alguém, do que um RAR, isso pode economizar esforço dos neurônios caso a pessoa não conheça esta última versão. Mas também fica a dica: você manda um link deste estudo e pronto, o problema deixa de existir.

     

    Outra vantagem dos arquivos ZIP é a sua rapidez de compressão, pois geralmente são mais rápidos que os RAR. Como citado acima, por não ser proprietário o algoritmo de compressão, existe uma infinidade de programas para trabalhar com os ZIPs. Por outro lado tem as seguintes limitações:

    • Número máximo de arquivos é de 65 535.
    • Tamanho máximo do arquivo zip é de 4 Gigabytes.

    Isso significa que dentro de um arquivo ZIP você vai poder adicionar no máximo 65 535 arquivos, desde que não ultrapasse o limite de 4 Gb (4096 Mb).

     

    No entanto quando se trata dos arquivos RAR, pode se observar que eles oferecem mais compressão que os ZIPs, além desta vantagem pode ser observado o seguinte:

    • Suporte para arquivos multi-volumes.
    • Permite recuperação de dados fisicamente danificados.
    • Bloqueio de arquivos para prevenir modificações acidentadas.
    • Número de arquivos limitado pela memória disponível no sistema.
    • Já o limite de tamanho é praticamente ilimitado - 8.589.934.591 Gb.

    O suporte a arquivos multi-volume é suportado apenas pelo formato RAR. Este tipo suporte consiste em dividir um arquivo principal em tamanhos menores e, isso é feito geralmente para adaptar os arquivos a mídias removíveis, tais como CDs e disquetes. O primeiro volume recebe a extensão .rar, o segundo .r00, o terceiro .r01, o quarto .r02, e assim em diante.

     

    Além dos formatos ZIP e RAR você pode usar o módulo SFX do WinRAR ou o Self-Extracting do WinZip para criar arquivos executáveis, arquivos estes que podem ter desde configurações simples, como o título da janela, até comando para executar certas funções. A vantagem deste tipo de arquivos é que o destinatário não precisa ter o programa para descomprimi-lo, pois ele se auto-descomprime, no entanto fica um pouco maior que os formatos convencionais.

    fonte: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/sergiocastro/compactacao001.asp
     

  • Julio Battisti é muito bom, mas nesta vacilou. É possível dividir arquivos grandes em vários zips. Nem lembro como era, mas sei que para remontar o arquivo, enfiava primeiro o último disquete gerado (era nesta coisa que fazia).
  • Que ridículo, o máximo de arquivos é 65 535 e a opção diz 65 536. É isso que eles consideram conhecimento? Deviam contratar robôs. As provas de um concurso deveriam testar a capacidade que a pessoa tem de resolver probelmas, de encontrar soluções diante de uma crise, não de decorar um número.
  • Que ridículo! 
  • São realmente ridículas questões como essa.  Mas como eles são ridículos lembre que existe também o ARJ como compactador de arquivos.
  • Concordo plenamente com vocês, esse tipo de questão é muito sacana! Mas quem faz uso dessas ferramentas acertaria por eliminação, pois essas são opções que fazem os usuários optarem por compactadores...  Espero que na próxima, os organizadores sejam mais felizes na escolha da alternativa errada.
  • Alguem me tira uma duvida: a alternativa b está correta?!


    desde qdo descompctadores  serverm para recuperação de dados fisicamente danificados??????

  • Esse tipo de situação, infelizmente, acontece porque ainda não existe uma lei regulamentando os concursos públicos. Enquanto não houver regras, as bancas vão pintar e bordar na hora de elaborar as provas.

  • Esse tipo de situação, infelizmente, acontece porque ainda não existe uma lei regulamentando os concursos públicos. Enquanto não houver regras, as bancas vão pintar e bordar na hora de elaborar as provas.

  • alguem sabe qual o descompactador oferece recuperação fisica dos dados danificados????????????

    quem souber, deixa nos comentarios! essa eu não sabia


    como a questão pede a alternativa errada, 65.536 é um numero muito pequeno de arquivos  para compactação ao ser comparado com o numero possivel de arquivos comprimidos pela extensao .RAR que é alguns bilhares de arquivos, vejam o  texto de esclarecimento do colega acima, descrevendo o link fonte: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/sergiocastro/compactacao001.asp


    Ah, claro voce deveria ter lido este site antes de fazer a prova da FCC!

  • Imagino que a recuperação seja possível através de CRCs, checksums, bits de verificação ou algo do tipo.  Agora a C é impossível de responder visto que para cada item precisamos apenas de um exemplo para validá-lo, mas de fato é a mais estranha.