SóProvas


ID
699787
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

As equimoses são lesões que se traduzem por infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos. As equimoses, quando se apresentam como pequenos grãos, em forma de estrias e pequenas equimoses agrupadas e caracterizadas por um pontilhado hemorrágico, são denominadas, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Existem diversos tipos de equimoses (é gênero que comporta espécies):

     

    - petéquia: é uma equimose puntiforme, similar a pontas de alfinetes. São também denominadas “manchas de Tardieu”, podendo aparecer em mortes por sufocação ou também em outros tipos de morte, até mesmo na natural – p.ex. a morte por picada de uma formiga -, logo, não é patognomonica de sufocação.

     

    - sugilação: é a aglomeração de petéquias formadas por pressão de compressão ou por sucção – p.ex. a morte por picada de várias formigas; o chupão no pescoço.

     

    - sinal do zorro ou do guaxinim: aparece em fraturas na base do crânio, onde o sangue dessa fratura desce e se aloja atrás das pálpebras, fazendo com que surja uma equimose bipalpebral.

     

    - víbice: é a sugilação (equimose) em formato de faixa – p.ex. é o caso da lesão causada por um cassetete, por um cano de PVC, cinto, mangueira de jardim, pneus de carro, formando faixas duplas paralelas.

     

    - sufusão: é uma mancha mais extensa que todas as outras espécies de equimoses.

  • Mancha de Tardieu apenas quando a petéquia for subpericárdica.

  • A intensidade e o tamanho dependem do instrumento, do grau de violência, da vascularização da região, da constituição pessoal, do sexo, da idade e da higidez do ofendido.

    Petéquias: pontilhado hemorrágico

    Víbices: estrias alongadas

    Sugilação: forma de pequenos grãos

    Sufusão: ampla área de efusão sanguínea

    Equimona: equimose de grande proporção