SóProvas


ID
70156
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa A é uma indústria e produz máquinas especiais, cujo processo demora 400 dias. Estas máquinas são adquiridas para comercialização pela empresa B que leva aproximadamente 20 dias para comercializá-las, 40 dias para receber o valor das vendas realizadas a prazo, e 30 dias para pagar as máquinas adquiridas. A empresa C é cliente da empresa B e utiliza as máquinas especiais em suas operações. Com base nestas informações, as máquinas especiais serão classificadas nas empresas A, B e C, respectivamente, no

Alternativas
Comentários
  • O ciclo operacional independentemente do número de dias que a empresa leva para produzir, por isso que os 400 dias que a empresa A leva no seu processo se encontra no seu AC.
  • ATIVO CIRCULANTE O ativo circulante abrange valores realizáveis no exercício social subsequente. Assim, por exemplo, uma empresa cujo exercício social encerre em 31 de dezembro, ao realizar o encerramento do exercício de 31 de dezembro de 2006, deverá classificar no Ativo Circulante todos os valores realizáveis até 31 de dezembro de 2007.Na empresa cujo ciclo operacional tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo deste ciclo. No caso da empresa A, 400 dias é a duração do ciclo operacional. Então, tudo que for realizável dentro de 400 dias será classificado como ativo circulante. Logo, para a empresa "A" a classificação deve ser feita no ativo circulante.Na empresa "B" (a questão não falou que o ciclo operacional dela era diferente do exercício financeiro, logo, presume-se ser igual). Como a realização (comercialização) ocorre em 20 dias, ou seja, dentro do próprio exercício financeiro, deve-se efetuar a classificação no ativo circulante.Na empresa "C", a classificação correta é no ativo permanente pois a máquina será utilizada nas atividades operacionais da empresa.
  • "Segundo o parágrafo único do artigo 179 da Lei das SAs: Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo. Um primeiro aspecto digno de nota é que esta disposição vale tanto para o Ativo como para o Passivo. O ciclo operacional de uma empresa industrial é o prazo que a empresa leva para comprar matéria-prima, produzir, vender e receber.
    Para uma empresa comercial, é o prazo médio entre a aquisição de mercadorias, venda e recebimento dos clientes.

    Em qualquer dessas situações, o exercício social continua a ser de um ano. Se estamos em 31 de dezembro de 2011 (data de término do exercício social) e temos uma fábrica de navios, por exemplo, cujo ciclo operacional seja de 2 anos, todas as obrigações e direitos que vencerem até 31 de dezembro de 2013 serão consideradas como de curto prazo.
    A partir deste momento é que haverá que se falar em longo prazo. Repetimos, porém, que o exercício social continua a ter a duração de um ano."
    Assim, mesmo que a empresa A leve mais de um ano para produzir suas máquinas, essa produção será enquadrada no ATIVO CIRCULANTE, pois faz parte de um ciclo operacional.

    (fonte: Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa --> Estratégia Concursos)
  • Empresa A: Demora 400 dias para produzir. Portanto, seu ciclo operacional será maior que o exercício social, e as máquinas produzidas ficarão no Ativo Circulante, pois, na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.
     
    Empresa B: Demora 20 dias para comercializar, 40 para receber o valor das vendas e 30 dias para pagar as máquinas adquiridas. Portanto, tudo ocorre a curto prazo, nesta empresa. Ativo Circulante.

    Empresa C: Utiliza as máquinas em suas operações. Ativo Imobilizado.
  • Gustavo Camelo, citar a fonte: (fonte: Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa --> Estratégia Concursos)

  • A!

    Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

    Empresa A: Demora 400 dias para produzir + 30 dias para receber (ciclo de 430). Portanto, seu ciclo operacional será maior que o exercício social, e as máquinas produzidas ficarão no Ativo Circulante.

    Empresa B: Demora 20 dias para comercializar, 40 para receber o valor das vendas e 30 dias para pagar as máquinas adquiridas. Portanto, tudo ocorre a custo prazo, nesta empresa. Ativo Circulante.

    Empresa C: Utiliza as máquinas em suas operações. Ativo Imobilizado.

    Estratégia Concursos

  • ✅Gabarito letra A.

    Empresa A: 400 dias para produzir + 30 dias para receber (ciclo operacional de 430). Portanto, seu ciclo operacional será maior que o exercício social e as máquinas produzidas ficarão no Ativo Circulante.

    Empresa B: 20 dias para comercializar + 40 para receber o valor das vendas + 30 dias para pagar as máquinas adquiridas. Portanto, tudo ocorre a curto prazo nesta empresa, logo será classificada no Ativo Circulante.

    Empresa C: Utiliza as máquinas em suas operações. Ativo não circulante (item de imobilizado)

    autor: Professor Gilson Nogueira; ALFACON.