SóProvas


ID
701719
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 2012, o Rio de Janeiro acolherá a Cúpula da Terra sobre o desenvolvimento sustentável promovida pelas Nações Unidas. Nessa reunião, estará em evidência, dentre outros temas, a sustentabilidade do desenvolvimento vinculada estreitamente ao processo de construção da cidadania, buscando a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento. Essa sustentabilidade diz respeito tanto à democratização da sociedade quanto à democratização do Estado

A sustentabilidade descrita refere-se, especificamente, à seguinte dimensão do desenvolvimento:

Alternativas
Comentários
  • A sustentabilidade descrita que trata da construção da cidadania e que diz respeito a democratização da sociedade e do Estado. Logo, neste caso, a questão se refere a sustentabilidade do desenvolvimento POLÍTICO! Questão que envolve mais interpretação de texto do que atualidades em sí.

    Bons estudos!!!

  • resposta letra “B” – A ordem do exercício é clara.... a sustentabilidade descrita, ou seja, não é a sustentabilidade em si como pauta ecológica e ambiental, mas a sustentabilidade do desenvolvimento que trata da construção da cidadania e que diz respeito a democratização da sociedade e do Estado. Nesse caso a questão se refere a sustentabilidade do desenvolvimento POLÍTICO, e não ambiental. Pura interpretação de texto!!!
  • Assertiva B;

    Há vinte anos, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio 92) e o ciclo social de conferências das Nações Unidas que a ela se seguiu discutiram os problemas globais que afetam a humanidade e pactuaram uma série de propostas para enfrentá-los (as Convenções sobre Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Desertificação, a Agenda 21, Carta da Terra, Declaração sobre Florestas, Declaração de Durban, entre outras). Mas aquilo que deveria ter sido o início da reversão das situações de miséria, injustiça social e degradação ambiental frustrou boa parte das esperanças depositadas nesse processo.

    Sete bilhões de seres humanos vivem hoje as seqüelas da maior crise capitalista desde a de 1929. Vivem o aumento gigantesco da desigualdade social e da pobreza extrema, com a fome afligindo diretamente um bilhão de pessoas. Presenciam guerras e situações de violência endêmica e o crescimento do racismo e da xenofobia.

    O sistema de produção e consumo capitalista, representado pelas grandes corporações, mercados financeiros e os governos que asseguram a sua manutenção, produz e aprofunda o aquecimento global e as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade, a escassez de água potável, o aumento da desertificação dos solos e da acidificação dos mares, em suma, a mercantilização de todas as dimensões da vida.

    A cúpula dos povos veio para debater e desenvolver políticas de sustentabilidade para todo o Globo...

    Deus é fiél... 

  • OUTRA QUESTÃO CONTROVERSA. O FOCO DA RIO+20 FOI PRIMORDIALMENTE ECOLÓGICO. A ERRADICAÇÃO DA POBREZA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO ECOLÓGICA FOI UM PLUS DA REUNIÃO E NÃO SEU FOCO PRIMORDIAL.
    O FOCO CENTRAL FOI A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICO-ECOLÓGICA.  
    PENSO QUE A DIMENSÃO DO DESENVOLVIMENTO QUE FOI DISCUTIDA NA RIO+20 FOI A DIMENSÃO ECOLÓGICA E NÃO A DIMENSÃO POLÍTICA.
    AGORA, TODA E QUALQUER META, SEJA EM QUE ÁREA FOR, EXIGE POLÍTICAS PARA QUE OS OBJETIVOS SEJAM ALCANÇADOS, O QUE É DIFERENTE DE DIZER QUE FOI DISCUTIDA NA RIO+20, COMO PONTO CENTRAL, A DIMENSÃO POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
  • Li e reli  muitas vezes a questão....e concordo com o colega acima...eu jamais marcaria Política como acertiva correta.

    Imagina se fosse aplicado a política dos 5R's na política: Reciclar todos os Deputados, Recusar os mal elementos...etc...

    Sem falar que a questão traz claramente o tema da reunião: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, e os temas explicitados também não remetem à política em nenhum momento..

    E mais um agravante é a alternativa ambiental para ser marcada lindamente!

    A interferência da Política para se conseguir as coisas é uma coisa, mas ela definitivamente não foi o foco central e nem o motivo do "encontro"!

    Se tivesse feito essa prova, certamente entraria com recurso.
  • Acredito que o tema explícito seria ECOLÓGICO, pelo seguinte argumento.

    O próprio nome do encontro remete ao tema ecológico, e não político. RIO+20 é o reencotro da reunião ECO 92 ocorrida lá no ano de 1992, sendo o próprio título evidenciador do tema ECOlógico.

    Talvez, a banca entendeu que o assunto foi implicitamente Político, contudo, o objetivo desse encontro é Ecológico como propósito e político, apenas, como meio.

    Outro ponto importantíssimo é que todo encontro é político apenas como meio, mas nunca como fim. Por exemplo: o encontro de Estocolmo de 1972 sobre efeitos climáticos seria político? A reunião anual em Davos, Suiça, do Fórum Econômico Mundial seria política, mesmo tendo o tema "econômico"? O Tratado de Kyoto, no Japão, sobre diminuição das emissões de gás carbônico foi também político? O Pacto de San José na Costa Rica que teve como tema os Direitos Humanos seria também político?

    Portanto, a banca claramente classificou de forma incorreta o tema, ele foi ECOLÓGICO.
  • O gabarito da banca está corretíssimo.As questões de atualidades da CESGRANRIO segue um parâmetro:primeiro ela enuncia um texto e depois faz a pergunta segunto o texto mencionado.Portanto,a resposta correta segundo o TEXTO é a LETRA B.
    GENTE,SOMOS CONCURSEIROS,E NÃO CONFERENCISTAS DA ONU!!!!!
  • A questão se entrega quando fala a respeito da "democratização". Democratização é um termo político, logo a resposta...

    Cominterpretação da pra ganhar essa questão...

  • Pensei bastante, pedi sugestões de pessoas e entrei na conclusão que, Trata-se de diversos assuntos, dentre um dos principais o ecológico, a afim de desenvolver a POLÍTICA SOCIAL, ou seja beneficiar a sociedade. Questão chatinha.

  • A pergunta não é sobre a reunião, e sim em que âmbito se aplica o tema abordado na reunião. Ele quer saber a quem interessa esse tema de DEMOCRATIZAÇÃO da SUSTENTABILIDADE, que deve fazer o povo se conscientiza sobre tal tema.

    Espero ter ajudado. 

    Resposta: "B"

  •  O termo sustentabilidade refere-se, originalmente, ao contexto ambiental ou ecológico, significando um uso razoável dos recursos da Terra para que gerações futuras possam usufruir deles também. Entretanto, a questão abordou uma cúpula especifica do evento Rio mais 20, que se referia à sustentabilidade “vinculada estreitamente ao processo de construção da cidadania, buscando a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento”. Cidadania é um conceito político, que inclui a ideia de participação política ativa das pessoas na sociedade. Portanto, o conceito sustentabilidade na Cúpula da Terra abordava principalmente a dimensão política, embora o evento como um todo tratasse de questões ambientais. 


    A alternativa correta é a letra (B).

  • Espacial ou territorial: busca de equilíbrio na configuração rural-urbana e melhor distribuição territorial dos assentamentos humanos e atividades econômicas; melhorias no ambiente urbano; superação das disparidades inter-regionais e elaboração de estratégias ambientalmente seguras para áreas ecologicamente frágeis a fim de garantir a conservação da biodiversidade e do ecodesenvolvimento.

     Cultural: respeito à cultura de cada local, garantindo continuidade e equilíbrio entre a tradição e a inovação.

     Política: no aspecto nacional baseia-se na democracia, apropriação universal dos direitos humanos; desenvolvimento da capacidade do Estado para implementar o projeto nacional em parceria com empreendedores e em coesão social. No aspecto internacional tem sua eficácia na prevenção de guerras, na garantia da paz e na promoção da cooperação internacional e na aplicação do princípio da precaução na gestão do meio ambiente e dos recursos naturais; preservação da biodiversidade e da diversidade cultural; gestão do patrimônio global como herança da humanidade; cooperação científica e tecnológica internacional.

     Psicológica: relaciona o comportamento do ser humano perante as demais dimensões.



  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Vejamos as palavras-chave que o enunciado nos trouxe: “a sustentabilidade do desenvolvimento vinculada estreitamente ao processo de construção da cidadania, buscando a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento. Essa sustentabilidade diz respeito tanto à democratização da sociedade quanto à democratização do Estado”. 

    Trata-se, portanto, da dimensão política (nacional e internacional) da sustentabilidade, a qual está baseada na democracia e na apropriação universal dos direitos humanos, bem como no progresso da capacidade de cada Estado em executar o seu projeto nacional em cooperação com os empreendedores e em coesão social. Está relacionada ao processo de construção da cidadania, buscando a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento. A sustentabilidade sob a dimensão política se relaciona tanto à  democratização da sociedade quanto à democratização do Estado. 

  • A sustentabilidade que “diz respeito tanto à democratização da sociedade quanto à democratização do Estado” é a chamada dimensão política da sustentabilidade ou, simplesmente, sustentabilidade política. 

    Essa dimensão é proposta na obra do autor francês Ignacy Sanchs. Segundo esse autor, a sustentabilidade política refere-se justamente a essa preocupação em resguardar a democracia e preservá-la como um direito humano. Para relembrar vejamos os critérios para avaliar a sustentabilidade política, segundo esse autor:

    Gabarito: B