SóProvas


ID
701839
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No mercado financeiro, os derivativos são instrumentos que dependem do valor de um outro ativo, tido como ativo de referência.

Em relação aos derivativos, os contratos que preveem a troca de obrigações de pagamentos periódicos ou fluxos de caixa futuros, por um certo período de tempo, são denominados contratos de

Alternativas
Comentários
  • d) swap

    No mercado de swap, negocia-se a troca de rentabilidade entre dois bens. Pode-se definir o contrato de swap como um acordo, entre duas partes, que estabelecem a troca de fluxo de caixa tendo como base a comparação da rentabilidade entre dois bens. A operação de swap é muito semelhante à operação a termo, uma vez que sua liquidação ocorre integralmente no vencimento.

     
  • Swap=troca.Troca de um risco para outro.Os swap mais comuns são de moeda e taxas de juros.
  • Alguém pode me explicar o que é o Hedge?

    Obrigada!
  • Numa tradução literal do inglês, “hedge” quer dizer “cerca”. Na prática, é uma forma de proteger uma aplicação contra as oscilações do mercado. “O hedge significa menos risco para a posição do investidor, seja ela qual for”, apesar de ser muito usado em operações cambiais, o hedge é também muito comum na proteção de preço de commodities. “Principalmente as agrícolas, que têm fortes oscilações de preços”.

    ex: o hedger busca através das operações de compra e venda a futuro eliminar o risco de perdas decorrentes das variações de preços das commodities. Podemos ter duas posições de hedge no contrato futuro: hedger de venda (por exemplo, um produtor de commodities agrícolas) ou hedger de compra (por exemplo, um industrial que fabrica produtos a partir de commodities). O hedger de venda abre mão de realizar a venda por preços melhores em troca de não correr o risco de ter que, no futuro, vender por preços mais baixos. Já o hedger de compra abre mão da possibilidade de comprar por menos para deixar de correr o risco de uma alta abrupta nos preços da commodity de seu interesse. Ou seja, o hedger de venda procura defender-se da queda dos preços da commodity a ser vendida no futuro, e hedger de compra procura defender-se da alta dos preços das commodities que tem interesse em comprar no futuro


    hedge é da parte de derivativos , é como se fosse um seguro de preço. Objetiva proteger o participante do mercado físico de um bem ou ativo contra variações adversas de taxas, moedas ou preços.

    Espero ter ajudado !
  • Quando aparecer a palavra-chave: troca  a resposta é swaps.


  • Sobre (Hedge/Swaps) >

    http://exame.abril.com.br/noticia/entenda-o-que-e-hedge-m0047705/imprimir

  • importante

  • Derivativos não consta mais no editais do BB e nem da CEF

     

    Em finanças, swap (em português, "permuta") é uma operação em que há troca de posições quanto ao risco e à rentabilidade, entre investidores. O contrato de troca pode ter como objeto moedas, commodities ou ativos financeiros.[1]

  • A) Contrato futuro é um tipo de derivativo negociado no mercado futuro. Você combina o preço de compra e venda do produto ou moeda... se o preço aumentar ou cair, vale a negociação do contrato.

    B) Hedge é a proteção, o mecanismo de travar o preço contra desvalorização, significa "cerca" em inglês, é feito por meio de um contrato futuro.

    C) contrato de opção o comprador adquire o direito de comprar ou vender um ativo durante um dado período do tempo, vale lembrar que é DIREITO e não a OBRIGAÇÃO de comprar ou vender o ativo a um preço combinado, Ex: se ele quiser pode comprar durante 6 meses pelo preço previamente acordado, mesmo que o preço de mercado seja outro.

    D) GABARITO = SWAPS troca de posições quanto ao risco e à rentabilidade, entre investidores.

    E) Contrato a Termo comprador e vendedor estabelecem um compromisso de compra e venda para negociação de um determinado ativo financeiro a um preço fixado na própria data da celebração do contrato. Preço/Prazo é o compromisso de comprar e outro de vender.