-
No teste alfa o projetista participa. No teste beta o software está no ambiente de produção sendo usado somente pelo cliente que, eventualmente, reporta os problemas ao projetista.
-
questao que nao esta de acordo com o Pressman, 6 ediçao pagina 304, o teste alfa seria para varios clientes, e nao um unico cliente!!!!!!!
-
Teste Alfa não tem a ver com a quantidade de clientes, mas sim com o ambiente em que o teste está sendo feito (no caso ambiente de desenvolvimento).
-
Concordo com marciah, mas essa questão foi tirada do Pressman, no capítulo "Teste de Aceitação". Nele, o teste alfa é feito em um ambiente controlado pelo desenvolvedor e em apenas UM cliente. Diferente do teste alfa, o teste beta, segundo Pressman, é realizado em um ambiente não controlado pelo desenvolvedor e é feito em VÁRIOS clientes.
-
Conforme comentou o colega Leonardo,
Segundo os conceitos do Pressman, a quantidade de clientes tem sim influência nessa definição de teste Alfa e Beta. Na página 304 (Pressman, 6ª edição). Diz o seguinte:
"Quando um software sob encomenda é construído para um cliente, uma série de testes de aceitação é conduzida para permitir ao cliente validar todos os requisitos. Conduzido pelo usuário final em vez de pelos engenheiros de software, um teste de aceitação pode variar de uma "volta de teste" informal para uma série de testes planejada e executada sistematicamente.(...)"
"Se o software é desenvolvido como um produto a ser usado por vários clientes, não é prático realizar testes formais de aceitação com cada um. A maioria dos construtores de produtos de software usa os processos chamados de testes alfa e beta para descobrir erros que o usuário final parece ser capaz de descobrir.(...)"
Essa questão deveria ser anulada, tendo em vista que ela cita explicitamente o número de clientes (um) e NENHUMA das alternativas atende às definições acima citadas.
-
Examinador tirou essa questão do Sommerville e não do Pressman. Na página 53 da 8a edição:
"O teste de aceitação é algumas vezes chamado de teste alfa. Os sistemas sob encomenda são desenvolvidos para um único cliente, o processo de teste alfa continua até que o projetista do sistema e o cliente concordem que o sistema liberado é uma implementação aceitável dos requisitos do sistema."
-
Gabarito letra "A". Pra quem quiser saber mais sobre esses dois tipos de teste, segue um pdf com essas definições nas principais bibliografias desse assunto: http://pt.scribd.com/doc/151374001/Testes-Alfa-e-Beta
-
Autores distintos com pensamentos diferentes.
Com certeza, esse gabarito foi baseado no Sommerville, como mencionou o colega. Pois, segundo Pressman, o gabarito poderia ser a alternativa B.
Engenharia de software, 7a. edição, página 418:
"Uma variação do teste beta, chamada de teste de aceitação do cliente, às vezes é executada quando é fornecido software personalizado a um cliente sob contrato. O cliente executa uma série de testes específicos na tentativa de descobrir erros antes de aceitar o software do desenvolvedor."
-
Alguns pontos a serem considerados:
- Independente de fonte literária (Sommerville ou Presman), por este trecho da questão "até que o cliente e o projetista concordem que a versão liberada seja uma implementação aceitável" daria para perceber que trata-se de teste alfa. Observe que o software ainda não foi liberado, com isso temos um ambiente controlado (teste alfa).
- FCC costuma considerar o Sommerville. Fica a dica para quem está focando algum concurso organizado pela FCC.
Bons estudos!
-
Fui pelos conceitos do Pressman, marquei a letra B e errei.
Paciência
-
usuario + desenvolvedor = alfa
usuario sozinho (em seu ambiente obvio) = beta