SóProvas


ID
703954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito de patologia e recuperação das construções, julgue os itens que se seguem.

As trincas em alvenarias podem ser classificadas em trincas ativas, aquelas que variam ao longo do tempo em função da variação de temperatura, e trincas passivas, aquelas que, ao contrário das ativas, não variam nessas condições.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro desta questão está no final.
    " não variam nessas condições"- esse termo diz que não variam em função da temperatura, mas podem variar em função de outra coisa, a trinca passivel é estavel e não varia.

  • As trincas que ainda se movimentam, alterando suas dimensões ao longo do tempo, são as ativas; por outro lado, as trincas já estabilizadas há tempos, em que não mais observamos alterações dimensionais, tanto na largura quanto na abertura ou forma, são denominadas passivas.

     

    fonte: http://www.ibapemg.com.br/arquivos/download/15_arquivo.pdf

    http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/160/trinca-ou-fissura-como-se-originam-quais-os-tipos-285488-1.aspx

     

  • errado!

    Porque a trinca ativa sua abertura vai aumentando em função de alguma irregularidade, não necessariamente em função da variação de temperatura

  • Fissuras ativas - São produzidas por ações de magnitude varáveis que provocam deformações também variáveis no concreto. É o caso das fissuras de origem térmica e das flexões provocadas por ações dinâmicas.

     

    Fissuras passivas - Essas fissuras quando chegam à sua máxima amplitude, estabilizam-se devido ao cessamento das causas que as geraram, como é o caso das fissuras de retração hidráulica ou das provocadas por um recalque diferencial de fundação que esteja estabilizado.

  • Na verdade, as trincas passivas não variam em nenhuma condição. Já que o fenômeno que deu origem já cessou ou então alcançaram o máximo grau de abertura. Por isso são passivas.