SóProvas


ID
704197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito de integridade e concorrência em banco de dados, julgue os itens subsecutivos

Em banco de dados relacionais, o controle de concorrência é ilimitado para leituras de dados. Entretanto, modificações simultâneas disparadas ao mesmo dado por diferentes usuários são garantidas, pois, sempre que um dado estiver em modo protegido, o acesso restrito ao dado somente será permitido após autenticação.

Alternativas
Comentários
  • O modo protegido garante acesso exclusivo a um usuário da cada vez, impedindo anomalias de atualização. O erro está em dizer que o acesso só será permitido após autenticação. Na verdade, o acesso só será permitido após o usuário que detêm o uso exclusivo finalize a atualização e o dado saia do modo protegido.
  • A questao tentou fazer uma confusao, ao estabelecer o controle de concorrencia por usuario, o q nao  tem nada haver. A questao afirma q, se o usuario estiver autenticado, nao havera inconsistencia nos dados devido a acessos concorrentes.
    Acontece q o controle de concorrencia nao eh feito por usuario e sim por transacao. Imagine vc autenticado no banco e realizando atualizaçoes em varios itens de dados, por exemplo, comprando varios exemplares do mesmo livro..se nao houver controle de concorrencia por transacao, pode ocorrer de vc comprar 2 livros, sendo q havia apenas 1 no estoque(cada transacao realiza uma operacao no banco, e a transacao T2 nao viu quando a T1 deu baixa no livro), e pode ter q  pagar pelos 2 livros e so receber um.
    Imagine a confusao.. e cabeças de analistas rolando ladeira abaixo.
  • Pra mim tem muito erro na questão:
    - Concorrência para leitura ilimitado? Não é. Para isto temos o bloqueio compratilhado (leitura)
    - Modificações no mesmo dado simultaneamente não acontece.
    - A autenticação não tem referencia com controle de concorrência.

  • Misturou o PROTEGIDO de Controle de Concorrência com o PROTEGIDO de Segurança da Informação, atribuindo um conceito ao outro.