SóProvas


ID
704221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de fundamentos de administração
de dados e normalização.

Quando a existência de uma entidade depende da existência de outra, diz-se que a entidade é dependente de identificador e não pode ser identificada inequivocadamente por seus próprios atributos.

Alternativas
Comentários
  • Apesar de ter marcado correto, esse item é meio duvidoso porque mistura dois conceitos diferentes: dependência de existência e dependência de identificador. As que dependem de identificador também têm uma dependência de existência e são as entidades fracas.

    Do livro de El Masri e Navathe:

    Entidades fracas: Uma entidade fraca sempre possui uma restrição de participação total (dependência de existência) com relação a seu relacionamento identificador, porque uma entidade fraca não pode ser identificada sem uma entidade proprietária.

    Acontece que nem toda dependência de existência implica numa dependência de identificador. Pode haver uma entidade que pode ser plenamente identificada por seus próprios atributos mas sua existência depende da existência de outra, ou do relacionamento com outra.
  • A banca está falando de uma forma mais rebuscada sobre entidade fraca. Dessa forma, uma entidade fraca é conhecida por não possuir chave estrangeira e nem chave primária, conforma afirma a questão: "não pode ser identificada inequivocadamente por seus próprios atributos."

    Logo, a questão está certa. Temos que entender as entrelinhas
  • Uma entidade fraca pode ser univocadamente identificada apenas se considerarmos alguns dos seus atributos em conjunto com a chave primaria de alguma outra entidade, a entidade forte.

  • As entidades fracas têm participação total em relacionamento e não possuem atributos chaves.

  • Vejam o caso de funcionários e dependentes. Só existe dependente se existir funcionário, sendo assim, está é uma entidade fraca da entidade forte funcionário; ocorre que para cada dependente é atribuído um número: 1,2,3,4...Acontece que se não usarmos uma chave primária da entidade forte, nunca vamos saber à qual funcionário estes dependentes petencem...Muito usual isso nessa parte de conceitos básicos de banco de dados, a banca usar um conceito explícito no enunciado(este da dependência de existência), para cobrar um conceito explícito. Fiquem atentos!

  • CORRETO

     

    uma entidade fraca depende de outra entidade para existir, pois seus atributos não são suficientes para defini-la

  • NESSES CASOS A CHAVE PRIMÁRIA DA ENTIDADE FOTE IRÁ COMPOR A CHAVE ESTRANGEIRA DA ENTIDADE FRACA.

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    LECIONA NAVATHE:

    Um tipo entidade fraca sempre possui uma restrição de participação total (dependência de existência) em relação a seu relacionamento identificador, porque uma entidade fraca não poderá ser identificada sem um tipo proprietário.

  • Um bom exemplo é o filho do servidor.

    Ele SOMENTE poderá ser identificado inequivocadamente se for relacionado com seu pai/mãe.