SóProvas


ID
704278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considerando o desenvolvimento de um projeto de informatização
do acompanhamento público de processos jurídicos, julgue os itens
a seguir, com relação aos requisitos do sistema de informação.

Por ser inadequada, a utilização de protótipos para a validação dos requisitos não funcionais deve ser descartada.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi! Como requisitos não funcionais serão validados em protótipos?
  • Acredito que a partir da definição da wiki, fica claro que é possível utilizar protótipos para validação de requisitos não-funcionais:
    Requisitos não-funcionais são os requisitos relacionados ao uso da aplicação em termos de desempenho, usabilidade, confiabilidade, segurança, disponibilidade, manutenibilidade e tecnologias envolvidas. Em geral, requisitos não-funcionais podem constituir restrições aos requisitos funcionais e não é preciso o cliente dizer sobre eles, pois eles são características mínimas de um software de qualidade, ficando a cargo do desenvolvedor optar por atender esses requisitos ou não (http://pt.wikipedia.org/wiki/Requisito_n%C3%A3o-funcional).

  • Um exemplo: A páginação de resultados, é um requisito não funcional de usabilidade, mesmo sem a páginação, a funcionalidade vai exibir os registros . Esse requisito não funcional pode ser validado com o uso do protótipo.
  • Em todos os lugares, diz que protótipo é para requisitos de maneira geral, não trata se funcional ou não-funcional.  Em 2 lugares, diz que a prototipação não é boa para levantar requisitos não-funcionais porque estes não são levantados de forma adequado.
    http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_1504/artigo_sobre_prototipacao_de_software
    Em todo o caso, acertei essa questão porque lembrei que alguns dos requisitos não-funcionais são possíveis de serem levantados pela prototipação, por exemplo, acessibiliade, usabilidade, ...
  • Essa questão é um pouco contraditória, pois em:
    SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software / Ian Sommerville; 9th ed.Pearson Prentice Hall, 2011.
    na Página 46 tem:
    Developers are sometimes pressured by managers to deliver throwaway prototypes, particularly when there are delays in delivering the final version of the software. However, this is usually unwise:
    1. It may be impossible to tune the prototype to meet non-functional requirements, such as performance, security, robustness, and reliability requirements, which were ignored during prototype development.

    O que torna a questão, segundo Sommerville, errada!
  • Traduzindo Sommerville, "Os desenvolvedores às vezes são pressionados pelos gerentes a entregarem protótipos throw-away, particularmente quando há atrasos na entrega da versão final do software. Em vez de enfrentar os atrasos no projeto, o gerente pode considerar que a entrega de um sistema incompleto ou de baixa qualidade é melhor do que nada. Contudo, isso geralmente não é sensato pelas seguintes razões:
    1. Pode ser impossível ajustar o protótipo para atender aos requisitos não funcionais ignorados durante o desenvolvimento do protótipo, tais como desempenho, segurança, robustez e confiabilidade (...)
    "
    Então Carolina, acredito que esse parágrafo de Sommerville não invalida a questão. Uma vez que essa passagem só confirma que um protótipo throw-away deve ser descartado porque ele não foi construído para atender aos requisitos não funcionais do software. Em nenhum momento disse que um protótipo não pode ser usado para validação dos requisitos não funcionais. Até porque um dos benefícios da prototipação (segundo Sommerville) é exatamente o aprimoramento da usabilidade do sistema (RNF). Gabarito "E".
    (Fonte: Engenharia de Software, 8ed, Sommerville, pag 272)
  • O Sommerville diz que protótipos podem ser utilizadados para auxiliar na definição de requisitos na etapa de Especificação (Engenharia de Requisitos) e também para validar a interface com o usuário na etapa de Projeto & Implementação do processo de software. Logo, podemos concluir que protótipos podem ser utilizados para validação de requisitos não funcionais, pois interface com o usuário é não-funcional.
  • Poderá ser realizado a utilização de protótipos operacionais para validar um requisito, visto que, por exemplo, poderá ser desenvolvido um protótipo de software executável para validar através da demonstração do desempenho de um processamento requisitado pelo cliente. Este protótipo poderá ser descartado ou evoluído. Protótipos são utilizados tanto para elicitação de requisitos quanto para validação.
  • a questão está dizendo que a utilização de protótipos é inadequada!!! que isso!

  • errado- prototipos ( os quais sao usados muito em modelos evolutivos de prototipação e DSDM) podem descartaveis, mas sao sempre necessarios para testar requisitos, o que necessariamente avalia os requisitos nao-funcionais porque eles tratam de como o sistema deve processar e se comportar para apoiar os requisitos funcionais.