SóProvas


ID
704572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

Com base nos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos
Contábeis (CPC), julgue os itens que se seguem.

A aplicação da orientação de prevalência da essência sobre a forma implica analisar se a natureza administrativa dos eventos a contabilizar está devidamente representada pelo instrumento formal.

Alternativas
Comentários
  • Quesito Errado!

    Na contabilidade a essência sobre a forma tenta dar mais clareza nos registros contábeis, sendo que para isso desconsidera a forma jurídica do ato e aplica a essência no ato do registro. Por exemplo: uma empresa vende um ativo, mas assume o compromisso de recomprá-lo posteriormente por um valor já determinado, em certa data. Esta operação deve ensejar a contabilização de uma operação de financiamento (essência) e não de compra e venda (forma).

    O renomando Professor Lopes de Sá (1999), o qual tenho grande admiração afirma numa de suas brilhantes obras que “...não se objetiva consagrar a dispensa da forma, mas, sim, colocá-la em um condição de hierarquia interpretativa de menor relevância em relação à importância maior da essência..” e completa que deve prevalecer esse princípio “...nos casos em que dúvidas possam ser estabelecidas, por deficiências de formalidades ou mesmo quando se tenha que interpretar um acontecimento que dependa de uma classificação em que ocorre incerteza de identificação ou há obscuridade da evidência”.

    Podemos ficar cientes que o fato de usar a essência sobre a forma só surtirá efeitos quando o fisco, investidores e acionistas observarem que estão se beneficiando. E quando for ao contrário? Será que teremos o mesmo tratamento?

    Enxergo como grande dilema desta questão a subjetividade, uma vez que contadores, advogados, economistas e autoridades das esferas governamentais, terão o poder de julgar determinados atos partindo-se de suposições e conclusões próprias.

    A contabilidade sempre esteve num processo evolutivo, na qual a interpretação dos fenômenos que envolvam o patrimônio foram e continuam sendo objetos de estudos.

    Na pretensão de não querer esgotar o referido assunto continuo debruçado sobre as informações pensando: seguir esta regra? acreditar que não colocaram este como princípio contábil por um simples erro de percurso? Ou fazer valer a história de que uma teoria sempre tem suas fundamentações?

    Penso que devemos ser profissionais conscientes, mantendo a conduta, sobre tudo a ética e sabendo produzir informações confiáveis, zelando para que as influências do meio sejam apenas objeto de discussão e aprimoramento, jamais servindo como regras e imposições.


    Autor: Rondinely Leal da Silva
     



    até mais!

    ;)
  • Na contabilidade, apesar de não ser um princípio contábil elencado juntamente com os demais pelo CFC, a teoria da prevalência da essência sobre a forma está contida no Parágrafo 2º do Artigo 1º da Resolução nº. 750 de 29/12/1993, que é a mesma que constituiu os princípios fundamentais de contabilidade. O artigo supra citado diz:
    Artigo 1º - Constituem Princípios Fundamentais de Contabilidade, os enunciados por esta Resolução.
    1º - A observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).
    2º - Na aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade há situações concretas, a essência das transações deve prevalecer sobre os aspectos formais.

    Na contabilidade esse item insere-se na necessidade de gerar uma informação da forma mais clara possível, para isso, se for necessário, desconsiderar a forma e considerar a essência econômica do fato no momento do registro.
    Segundo o ilustre professor Antônio Lopes de Sá: as transações e demais ocorrências devem ser contabilizadas e apresentadas de acordo com seu significado financeiro essencial e não somente considerando sua forma legal.
    Portanto, o que se pretende na contabilidade com a utilização desse princípio não é que a forma torne-se irrelevante, mas sim que, quando a forma legal, que documenta determinado fato, não demonstrar com clareza ou a demonstrar com discrepância a essência econômica, é sua essência que deverá prevalecer no registro contábil e não a forma.

     
  • olá pessoal, apenas para consolidar o conhecimento!

    O erro da assertiva esta grifado de VERMELHO  

    "A aplicação da orientação de prevalência da essência sobre a forma implica analisar se a natureza administrativa dos eventos a contabilizar está devidamente representada pelo instrumento formal."
     
    Logo, caso a CESP volte a cobra esta assertiva com a seguinte redação marcaremos CERTO

    A aplicação da orientação de prevalência da essência sobre a forma implica analisar se a natureza econômica dos eventos a contabilizar está devidamente representada pelo instrumento formal.

    Espero ter ajudado,
    Bons estudos.
  • A aplicação da orientação de prevalência da essência sobre a forma implica analisar a real natureza dos eventos a contabilizar (sua essência) independentemente do instrumento formal adotado.

  • Para que a informação represente adequadamente as transações e outros eventos que ela se propõe a representar, é necessário que essas transações e eventos sejam contabilizados e apresentados de acordo com a sua substância e realidade econômica, e não meramente sua forma legal.

    Assim, a aplicação da orientação de prevalência da essência sobre a forma implica analisar a real natureza dos eventos a contabilizar (sua essência) independentemente do instrumento formal adotado. 

    GABARITO: ERRADO.

    ESTRATÈGIA CONCURSO.

  • Errado, é justamente o contrário.

  • Minha contribuição.

    Para que a informação represente adequadamente as transações e outros eventos que ela se propõe a representar, é necessário que essas transações e eventos sejam contabilizados e apresentados de acordo com a sua substância e realidade econômica, e não meramente sua forma legal. Assim, a aplicação da orientação de prevalência da essência sobre a forma implica analisar a real natureza dos eventos a contabilizar (sua essência) independentemente do instrumento formal adotado.

    Gabarito: Errado

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!