SóProvas


ID
704662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública

A respeito de orçamento e procedimentos contábeis no setor público, julgue o  item  subsequente.


O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), que permite acompanhar as atividades relativas à administração financeira dos recursos da União, centraliza e uniformiza o processamento da execução orçamentária por meio da integração dos dados sobre a programação financeira, a execução contábil e a administração orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • SIAFI é um sistema integrado de administração financeira implantado pelo governo Federal com intuito de promover a modernização e a integração dos sistemas contabeis e de programação financeira da União.
    É um sistema que processa e controla execuções orçamentaria, financeira, patrimonial e contabil da Uniao.
    Tem como premissa basica a contabilização de todos os atos e fatos praticados pelo Gestores públicos.
    fonte: Orçamento e contabilidade publica - Deusvaldo Carvalho.
  • O SIAFI é um sistema de informações centralizado em Brasília, ligado por teleprocessamento aos Órgãos do Governo Federal distribuídos no País e no exterior. Essa ligação, que é feita pela rede de telecomunicações do SERPRO e também pela conexão a outras inúmeras redes externas, é que garante o acesso ao sistema às quase 17.874 Unidades Gestoras ativas no SIAFI.
    O SIAFI representou tão grande avanço para a contabilidade pública da União que hoje é reconhecido no mundo inteiro e recomendado inclusive pelo Fundo Monetário Internacional.
     

     Veja os ganhos que a implantação do SIAFI trouxe para a Administração Pública Federal : 

     

    -Contabilidade : o gestor ganha rapidez na informação, qualidade e precisão em seu trabalho; 
    -Finanças : agilização da programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, por meio da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal na Conta Única no Banco Central;

    -Orçamento : a execução orçamentária passou a ser realizada dentro do prazo e com transparência, completamente integrada a execução patrimonial e financeira;
    -Visão clara de quantos e quais são os gestores que executam o orçamento : são mais de 4.000 gestores cadastrados, que executam seus gastos através do sistema de forma “on-line”;
    -Desconto na fonte de impostos : no momento do pagamento, já é recolhido o imposto devido;
    -Auditoria : facilidade na apuração de irregularidades com o dinheiro público;
    -Transparência : detalhamento total do emprego dos gastos públicos disponível em relatórios publicados no site. 
    -Fim da multiplicidade de contas bancárias : os números da época indicavam 3.700 contas bancárias e o registro de aproximadamente 9.000 documentos por dia. Com a implantação do SIAFI, constatou-se que existiam em torno de 12.000 contas bancárias e se registravam em média 33.000 documentos diariamente. Hoje, 98% dos pagamentos são identificados de modo instantâneo na Conta Única e 2% deles com uma defasagem de, no máximo, cinco dias.

    • Além de tudo isso, o SIAFI apresenta inúmeras vantagens que o distinguem de outros sistemas em uso no âmbito do Governo Federal :

    -Sistema disponível 100% do tempo e on-line;

    • -Sistema centralizado, o que permite a padronização de métodos e rotinas de trabalho;

    • -Interligação em todo o território nacional;

    • -Utilização por todos os órgãos da Administração Direta (poderes Executivo, Legislativo e Judiciário);

    • -Utilização por grande parte da Administração Indireta; e

    • -Integração periódica dos saldos contábeis das entidades que ainda não utilizam o SIAFI, para efeito de consolidação das informações econômico-financeiras do Governo Federal - à exceção das Sociedades de Economia Mista, que têm registrada apenas a participação acionária do Governo - e para proporcionar transparência sobre o total dos recursos movimentados.