SóProvas


ID
704686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental

Julgue o  item  subsequente , a respeito de noções básicas de auditoria no setor público.


Se uma quantidade significativa das aplicações financeiras de determinado auditor for constituída de quotas de participação em fundo comum de investimentos mantido por instituição financeira oficial do governo federal e se esse fundo for proprietário de títulos mobiliários da entidade que o referido auditor deve auditar, então ele estará proibido de auditá-la.

Alternativas
Comentários
  • A Instrução CVM 308/99 que dispõe s/ o registro e o exercício da atividade de auditoria independente, no âmbito dos mercado de valores mobiliários, determina que é vedado ao auditor independente e as pessoas físicas e jurídicas a ele ligadas, cfe. normas de independência do CFC:
     (...)
     Adquirir ou manter títulos de valores mobliliários de emissão da entidade, suas controladas, controladoras ou integrantes de um mesmo grupo econômico
  • Independência:

    Interesses financeiros são a propriedade de títulos e valores mobiliários e quaisquer outros tipos de investimentos adquiridos ou mantidos pela entidade de auditoria, seus sócios, membros da equipe de auditoria ou membros imediatos da família destas pessoas, relativamente à entidade auditada, suas controladas ou integrantes de um mesmo grupo econômico, dividindo-se em diretos e indiretos.
     
    Interesses financeiros diretos são aqueles sobre os quais o detentor tem controle, seja em ações, debêntures ou em outros títulos e valores mobiliários; e
     
    Interesses financeiros indiretos são aqueles sobre os quais o detentor não tem controle algum, ou seja, são interesses em empresas ou outras entidades, mantidas por titular beneficiário mediante um plano de investimento global, sucessão, fideicomisso, fundo comum de investimento ou entidade financeira sobre os quais a pessoa não detém o controle nem exerce influência significativa. A relevância de um interesse financeiro indireto deve ser considerada no contexto da entidade auditada, do trabalho e do patrimônio líquido do indivíduo em questão. Um interesse financeiro indireto é considerado  relevante se seu valor for superior a 5% do patrimônio líquido da pessoa. Para esse fim, deve ser adicionado o patrimônio líquido dos membros imediatos da família.
  • Conforme as NORMAS DE AUDITORIA DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO  -  PORTARIA-TCU Nº 280, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2010

    O  auditor  deverá  declarar  impedimento  ou  suspeição  nas  situações  que  possam  afetar,  ou  parecer afetar,  o  desempenho  de suas  atribuições  com  independência  e  imparcialidade,  especialmente participar  de  auditorias  nas  situações  em  que  o responsável  auditado  seja  cônjuge,  parente consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, ou pessoa com quem mantenha ou  manteve  laço  afetivo  ou  inimigo  ou  que  envolva  entidade  com  a  qual  tenha  mantido  vínculo profissional  nos  últimos  dois  anos,  ressalvada,  neste  último  caso,  a  atuação  consultiva,  ou  ainda quando estiver presente qualquer conflito de interesses, declarando o impedimento ou a suspeição por meio de justificativa reduzida a termo, que será avaliada e decidida pelo dirigente da unidade técnica.
  • Segundo a NAG 3000 (Normas de Auditoria Governamentais - normas aplicáveis aos profissionais de Auditoria Governamental), o profissional de auditoria que for acionista ou sócio ligado, diretamente ou indiretamente ao auditado, não pode realizar auditoria nesse ente.
  • Alguem poderia explicar a onde na questão diz que o auditor é proprietário dos titulos ou tem interesse?

  • Raimundo, reescrevendo o início da questão: "Se determinado auditor tiver uma quantidade significativa das aplicações financeiras  constituída de quotas de participação em fundo comum ..."

  • Questão que necessita de atenção na leitura, pois o auditor está impedido.

  • Questões como essa é bom fazer esquemas, pois é necessária muita atenção.