SóProvas


ID
704755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação a diretrizes, princípios, conceitos e normas técnicas
para a atuação do sistema de controle interno, julgue os itens que se
seguem.

A criticidade é uma das variáveis básicas utilizadas em todas as fases do processo de planificação dos trabalhos de controle, caracterizada como um aspecto de vulnerabilidade, de risco. A criticidade pode ser exemplificada pelo fato de que a maior parte dos serviços de responsabilidade de determinada administração está sendo contratada com fundações de direito privado, que não estão sendo fiscalizadas pelo Ministério Público.

Alternativas
Comentários
  • Item Correto. Vejamos:
     
    As variaveis basicas a serem utilizadas pela Unidade de Auditoria Interna em seu processo de planificacao dos trabalhos sao:

    a) Materialidade;

    b) Relevancia; e

    c) Criticidade.

    A materialidade refere-se ao montante de recursos orcamentarios ou financeiros alocados por uma gestao, em um especifico ponto de controle (unidade organizacional, sistema, area, processo de trabalho, programa de governo ou acao) objeto dos exames pelos empregados auditores internos. Essa abordagem leva em consideracao o carater relativo dos valores envolvidos.

    A relevancia significa a importancia relativa ou papel desempenhado por uma determinada questao, situacao ou unidade organizacional, existentes em um dado contexto.

    A criticidade representa o quadro de situacoes criticas efetivas ou potenciais a ser controlado, identificadas em uma determinada unidade organizacional ou programa de governo. Trata-se da composicao dos elementos referenciais de vulnerabilidade, das fraquezas, dos pontos de controle com riscos operacionais latentes, etc.

    http://www.conab.gov.br/downloads/regulamentos/ManualdeAuditoriaInterna.pdf