SóProvas


ID
705376
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um dos principais objetivos do sistema operacional é apresentar uma máquina estendida para o usuário e suas aplicações visando a tornar as operações de entrada e saída (E/S) as mais simples possíveis. Para isso, o sistema possui um conjunto de rotinas que possibilita a comunicação com qualquer dispositivo que possa ser conectado ao computador.

Esse conjunto de rotinas faz parte do

Alternativas
Comentários
  • Como o enunciado generaliza para qualquer "....comunicação com qualquer dispositivo", então a resposta não pode ser device driver, pois este é específico por dispositivo. A opção (a) normalmente é a escolhida, erroneamente. Por ser qualquer dispositivo, estamos falando de um subsistema do SO para E/S.
  • c) subsistema de E/S -correto:
    A diversidade dos dispositivos de E/S exige que o sistema operacional implemente uma camada, chamada de subsistema de E/S, com a função de isolar a complexidade dos dispositivos da camada de sistema de arquivos e da aplicação. Dessa forma, é possível ao sistema operacional ser flexível, permitindo a comunicação dos processos com qualquer tipo de periférico. Aspectos como velocidade de operação, unidade de transferência, representação dos dados, tipos de operações e demais detalhes de cada periférico são tratados pela camada de device driver, oferecendo uma interface uniforme entre o subsistema de E/S e todos os dispositivos.
  • Exato. Podemos responder a esta questão atentando para "...comunicação com qualquer dispositivo...". O device driver é específico para cada dispositivo (e SO, na maioria das vezes). Já o controlador de E/S faz parte do hardware, pode estar na própria placa-mãe ou adicionado através de uma placa controladora, e é totalmente dependente de um hardware específico.

    USUÁRIO -> APLICAÇÃO -> SO (subsistema de E/S / Device driver) -> CONTROLADOR DE E/S - > DISPOSITIVOS DE E/S.
  • Para se aprofundar, o link abaixo tem um excelente artigo sobre o assunto, em portugês:
    http://www.ime.uerj.br/professores/Mariaclicia/Oc2/Cap5_entsai.pdf
  • O objetivo do subsistema de entrada e saída é padronizar ao máximo as rotinas de acesso aos periféricos de forma a reduzir o número de rotinas de entrada e saída. Para isso, o subsistema de entrada e saída é organizado em uma estrutura de quatro camadas: hardware dos dispositivos de entrada e saída, os drivers, a E/S independente de dispositivo e E/S nível de usuário

    A camada inferior de software (drivers) é composta por um conjunto de módulos de software implementados para fornecer os mecanismos de acesso a um dispositivo de entrada e saída específico. A camada de software de E/S independente do dispositivo implementa procedimentos e funções gerais a todos os dispositivos de entrada e saída como: escalonamento de E/S, denominação, bufferização, cache de dados, alocação e liberação, direitos de acesso e tratamentos de erro. A E/S nível de usuário é uma interface de programação associada às bibliotecas de entrada e saída, ou aplicativos de desenvolvimento. É importante notar que as bibliotecas de entrada e saída não fazem parte do sistema operacional.
    Alternativa: C