SóProvas


ID
70651
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social

A mediação, ao fazer com que os participantes do processo encarem seus conflitos de forma madura e consciente, torna-se um instrumento amplamente democrático. A me- diação tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • Resposta d-fazer com que as pessoas sejam as próprias autoras das soluções.

    “O verbo latino mediare, que significa medir, dividir ao meio, intervir ou colocar-se 
    no meio, deu origem ao termo mediação. [...] Esse termo significa a maneira pacífica e nãoadversarial de resolução de disputas [...]” (SERPA, 1999, p.365).


    O real objetivo da mediação é, portanto, que as partes envolvidas tenham discernimento, autoconhecimento suficiente para que decidam, de forma livre e responsável, o destino de controvérsias que só lhe dizem respeito. Não interessa nao cabe ao mediador ou ao órgão jurisdicional decidir. 

    A mediação é, por conseguinte, 
     
    [...] um procedimento não-adversarial, fundado na autonomia privada, já que o mediador não decide, apenas facilita a comunicação entre as partes, o que possibilita estabelecer as bases de um acordo que será fruto exclusivo da vontade das partes envolvidas no conflito. (ALMEIDA; RODRIGUES JUNIOR, 2010, p. 599).


     Vai uma dica,

    Mediação não pode ser confundida com arbitragem, nem tampouco com conciliação.
    O mediador, diferentemente do árbitro, não decide, apenas propicia que os indivíduos envolvidos se autodeterminem para que tenham possibilidade de decidir o rumo de suas vidas, conscientemente.  Na mediação as partes não devem ser entendidas como adversárias e o acordo é conseqüência da real comunicação entre as partes.Na mediação, o mediador facilita a comunicação, sem induzir as partes ao acordo. (SALES, 2004, P.38)

    Na conciliação, o mediador sugere, interfere, aconselha. Em relação à conciliação, a distinção é mais tênue. Tanto é verdade que constantemente são tratadas por profissionais e por parte da doutrina como sinônimas. A distinção essencial entre a mediação e a conciliação é o grau de interferência do terceiro. 
    Lilia Sales distingue da seguinte forma: 
    A diferença entre a mediação e a conciliação reside no conteúdo de cada instituto. Na conciliação, o objetivo é o acordo, ou seja, as partes, mesmo adversárias, devem chegar a um acordo para evitar um processo judicial.

    Bons estudos!!! 


    Bons estudos
  • A mediação é um processo orientado a conferir às pessoas nele envolvidas a autoria de suas próprias decisões, convidando-as à reflexão e ampliando alternativas.

     

    F0NTE: http://www.mediarconflitos.com