SóProvas


ID
706765
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de macroeconomia, julgue os itens subsequentes.

O produto interno bruto de um país hipotético que produza somente veículos automotores será a soma do valor da produção dos veículos, dos pneus, dos motores automotivos e de todos os demais componentes desses veículos.

Alternativas
Comentários
  • O PIB pode ser definido como: " O valor de mercado de todos os bens e serviços FINAIS produzidos em um país em um dado período de tempo." Dentro dessa definição, é possível observar que todos os bens contabilizados no PIB devem ser àqueles destinados ao consumo final (VEÍCULOS). Bens intermediários, utilizados na fabricação de bens finais (PNEUS, MOTORES E DEMAIS COMPONENTES DOS VEÍCULOS), não serão contabilizados no PIB uma vez que o valor do bem final já considera o valor de todos os bens intermediários utilizados. (Fonte: Amanda Aires)
  • Complementando: 

    O PIB também é conhecido como DEMANDA AGREGADA, que é dada pelo somatório das variáveis: Consummo + Investimentos + Gastos do Governo + Exportações  ( - ) Importações, assim, a questão também está errada por restringir o PIB a apenas uma variável. 


     Demanda Agragada  = Consumo(C) + Investimentos( I ) + Gastos Gover.(G) + Exportaçoes(X) - Importaçoes(M)
  • O PIB pode ser calculado como:

    - A soma do valor adicionado (VA)
    - PIB = Soma(Produção total de bens e serviços) – Soma)(Produção intermediária)
  • Errado

    Para consertar a questão basta acrescentar:


    O produto interno bruto de um país hipotético que produza somente veículos automotores será a soma do valor adicionado da produção dos veículos, dos pneus, dos motores automotivos e de todos os demais componentes desses veículos. 
  • O PIB pode ser calculado por três óticas. Essa questão requer o cálculo pela ótica do produto.

    ÓTICA DA DEMANDA:

    PIB = C+I+G+X-M

    ÓTIMA DA RENDA:

    PIB=C+S+RLG+RLEE-TU

    ÓTIMA DO PRODUTO:

    PIB = VBP-CONSUMO INTERMEDIÁRIO, EM QUE VBP=VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO


    Dessa forma, a questão estaria correta, se fosse formulada da seguinte forma:


    O produto interno bruto de um país hipotético que produza somente veículos automotores será o valor da produção dos veículos, subtraindo  o dos pneus, o dos motores automotivos e o de todos os demais componentes desses veículos, a fim de evitar a dupla soma desses componentes.

  • Complementando a resposta do Henrique Miranda, além do cálculo pela ótica do produto ser realizado pelo VBP (Valor Bruto de Produção) menos os valores de consumo intermediário, também poderá ser feito tão somente pela soma dos VA's  (Valor Adicionado) de cada produto. 

  • PIB mede só o produto final, não seus insumos. Pneus , motor não entra no calculo do PIB, somente o valor do carro em sim. Do mesmo jeito o pão. No PIB, não entra o trigo, fermento etc(insumos do pão), somente o pão(produto final) em sim.  

  • Apura-se apenas os bens e serviços FINAIS, para que assim, não haja dupla de contagem.

  • Gabarito: Errado

     

    PIB = Σ Bens fnais = Σ Valor agregado = VBprodução – consumo intermediário

  • O PIB será a soma apenas do valor dos veículos produzidos, ou seja, do produto final. Portanto, utilizamos apenas o valor do veículo, pois o valor dos pneus, dos motores e dos demais componentes já estão considerados no valor do veículo.

          Se considerássemos os componentes separadamente, estaríamos fazendo dupla contagem.  

    Resposta: E

  • Existem dois métodos para cálculo do PIB pela ótica do produto:

    1) Valor bruto da produção - consumo intermediário (seria o equivalente a soma da produção dos veículos e todos os demais componentes, como menciona a questão; porém, deduzindo-se o consumo intermediário);

     

    2) Valores adicionados em cada etapa produtiva (soma apenas dos valores adicionados em cada etapa, e não o valor bruto de todas as etapas);

    Em todo caso, ambos os resultados devem ser iguais ao valor monetário dos bens e serviços finais +/- variação de estoque. PIB considera a soma de todos os bens e produtos finais mais os estoques (produtos intermediários que ainda não foram inseridos na produção de um bem final).

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte:   Celso Natale - Estratégia

    Basicamente a questão está nos dizendo para somarmos os bens intermediários ao PIB. Sabemos que isso está errado, pois haveria duplicidade de contagem; o pneu, por exemplo, seria contado como produto avulso e novamente como componente do automóvel.

  • Errado. No cálculo do PIB, é preciso evitar a dupla contagem, subtraindo o consumo intermediário.

  • Jetro Coutinho e Paulo Ferreira | Direção Concursos

    10/12/2019 às 12:12

    O PIB será a soma apenas do valor dos veículos produzidos, ou seja, do produto final. Portanto, utilizamos apenas o valor do veículo, pois o valor dos pneus, dos motores e dos demais componentes já estão considerados no valor do veículo.

          Se considerássemos os componentes separadamente, estaríamos fazendo dupla contagem.  

    Resposta: E