SóProvas


ID
706810
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito da especificação de materiais utilizados na construção e de suas características físicas, julgue os itens subsequentes.

Asfaltos líquidos são misturas homogêneas de cimentos asfálticos, água e uma pequena quantidade de agente emulsificador.

Alternativas
Comentários
  • Emulsão Asfáltica seria o termo correto!
  • - Asfaltos Líquidos: nestes asflatos a fase semi sólida de materiais se encontra dissolvida em óleos de grau de volatilidade variada, conforme sejam as variedades de cura lenta, média e rápida. Mistura de cimento asfáltico (CAP) com diluentes adequados.

    - Emulsões Asfálticas: são misturas homogênias de cimento asfáltico e água, com uma pequena quantidade de emulsificador normalmente usado como ajuda no processo de fabricação.

  • Normalmente, para serviço de IMPRIMAÇÃO, é utilizado o asfalto diluído (CAP + solvente de cura rápido, CR, ou cura média, CM)

    O asfalto diluído (Asf. Dilu. Petrole.) possui baixa viscosidade que permite obturar os orifícios da superfície da camada de pavimentação e tem a função de aglutinar o material solto. Ele consegue garantir a aderência e ligação entre camadas.

     

    A emulsão asfaltica tradicional (CAP + água) são utlizados para impermeabilização. Eles possuem alta viscosidade. Sendo assim, não são utilizados para serviço de pavimentação por possuirem alta tensão superficial (não permite penetração), grandes particúlas de asfalto (não "dissolvido quimicamente), rompem antes de iniciar o processo de penetração e o asfalto adere apenas na parte superior da superfície.

     

    Entretanto, com a preocupação cada vez maior para o uso de materiais ecologicamente corretos (não prejudiciais ao meio ambiente) foi desenvolvido a Emulsão Asfáltica para Imprimação (EAI) = CAP + água + emulsificanete sem/pouco uso de solvente.

     

    http://abeda.org.br/wp-content/uploads/2016/12/Informativo-Tecnico-n%C2%BA-7_web.pdfhttp://www.der.pr.gov.br/arquivos/File/15encontro_tecnico/EMULSAOESPECIAL.pdf

     

     

     

  • Asfaltos Líquidos: classificados de acordo com a velocidade de cura (lenta, média e rápida)

     

    Emulsões asfálticas: classificados de acordo com a sua velocidade de coalescência em emulsões de pega 

     

     

     

    http://faculdadeinap.edu.br/materiais_didaticos_disciplinas/materiais%20e%20tecnologia/Aglomerantes_e_Argamassas%20_Inap.pdf

  • ASFALTO : MATÉRIA HIDROCARBONADA, DE COR PRETA, PRESENTES DISSOLVIDOS EM MUITOS PETRÓLEOS CRUS.

    CIMENTOS ASFÁLTICOS: São materiais de consistência firme em temperaturas normais. Devem ser aquecidos para alcançar a condição de fluído. São classificados por consistência e dureza (penetração), e ponto de fulgor que é a temperatura de inflamação dos gases desprendidos.

    ASFÁLTO LÍQUIDO: A fase semi-sólida se encontra dissolvida em óleos de volatilidade variada, conforme a variação de cura LENTA, MÉDIA, RÁPIDA. São classificados de acordo com a velocidade de cura,LENTA, MÉDIA E ALTA e VISCOSIDADE.
    EMULSÕES ASFÁLTICAS: São misturas homogêneas de cimento asfáltico e água, acrescentado de uma pequena quantidade de  EMULSIFICADOR. A  classificação se dá de acordo com a coalescência em emulsões de pega: LENTA, MÉDIA e RÁPIDA.