-
Assistência Social� A Constituição Federal dispõe em seu artigo 203 que a assistência social seráprestada a que dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social.Diferentemente do que ocorre na área da saúde, a qual todos têm acesso, a assistência social só édestinada a quem dela necessitar. Ela é voltada apenas para atender as pessoas carentes. Osobjetivos da assistência social são:a) a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;b) o amparo às crianças e adolescentes carentes;c) a promoção da integração ao mercado de trabalho;d) a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de suaintegração à vida comunitária;e) a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e aoidoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la providapor sua família, conforme dispuser a lei (LOAS – lei nº 8.742/1993).
-
"Uma visão social capaz de captar as diferenças sociais, entendendo que as circunstâncias e os requisitos sociais circundantes do indivíduo e dele em sua família são determinantes para sua proteção e autonomia. Isto exige confrontar a leitura macro social com a leitura micro social."
PNAS
-
Qual é o erro da letra c?
-
a letra C está incorreta pois "assumindo diretrizes de controle, monitoramento e avaliação da vida da população atendida." De forma alguma a assistência social visa esse "policiamento" da vida das pessoas
-
Luciane,
"...assumindo diretrizes decontrole, monitoramento e avaliação da vida da população atendida...." O erro é este...
este controle, monitoramento da vida da população, isso fere nosso código de ética e constitui prática policialesca.
-
A) Certa.
B) Errada, é justamente o menor distanciamento.
C) Errada, a assistência social não faz controle sobre as pessoas.
D) Errada, não faz mudança da realidade, mas sim a adaptação a ela.
E) Errada, não depende somente das políticas de assistência social.
-
BOM DI@, COLEGUINH@S!
A situação atual para a construção da política pública de assistência social, precisa levar em conta três vertentes de proteção social: às pessoas, às circunstâncias, e dentre elas seu núcleo de apoio primeiro, isto é, a família. A proteção social exige a capacidade de ‘maior aproximação possível do cotidiano da vida das pessoas, pois é neles que riscos, vulnerabilidades se constituem’.
Fonte: PNAS, 2004.
-
"Tudo isso significa que a situação atual para a construção da política pública de assistência social precisa levar em conta três vertentes de proteção social: as pessoas, as suas circunstâncias e dentre elas seu núcleo de apoio primeiro, isto é, a família."
Fonte: http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/PNAS2004.pdf